[...] uma vez que a supervisão perde o seu caráter normativo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2301722 Pedagogia
O fragmento de texto a seguir contextualiza a questão.


Leia-o atentamente. Liderar significa “dirigir na condição de líder” (FERREIRA, 1993, p. 335), e líder é sinônimo de “guia, chefe” (p. 334). Este termo, porém, tem assumido outros sentidos quando remetemos sua significação às relações de trabalho que se estabelecem nas organizações. “O líder em educação lidera líderes em potencial” (FREITAS et al., 2003, p. 16). Remetendo esta ideia à função do supervisor escolar, conclui-se que ele lidera líderes, pois, professores, frente a seus alunos, são uma referência, ocupam este lugar. Alarcão (2004, p. 47)traz o pensamento de Senge, Mintzberg e Bronfenbrenner, que aponta para o desenvolvimento da escola enquanto organização aprendente, repercutindo no trabalho do supervisor escolar. 
[...] uma vez que a supervisão perde o seu caráter normativo, prescritivo, para tornar-se uma ação crítico-reflexiva junto ao professor, o papel do supervisor ganha novas dimensões, passando de controlador e direcionador para estimulador e sustentador do trabalho docente.
(ALONSO, 2003, p. 178.)

Sobre o exposto, são consideradas ações corretas a serem estabelecidas com os professores, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Promover o trabalho coletivo entre professores tendo como objetivo a harmonia do grupo para a produção de modelos de conhecimento.

A questão aborda o tema da liderança e da supervisão pedagógica nas escolas, destacando especialmente a transformação do papel do supervisor escolar. Em tempos anteriores, essa função era vista como normativa e prescritiva, ou seja, tinha um caráter mais de controle e direcionamento. Atualmente, espera-se que o supervisor atue de maneira mais crítico-reflexiva, estimulando e dando suporte ao trabalho docente, em vez de apenas controlá-lo.

Para resolver essa questão, é preciso ter conhecimento sobre as funções contemporâneas do supervisor escolar e uma visão atualizada sobre a gestão educacional, baseada no desenvolvimento profissional colaborativo e na aprendizagem organizacional. Este conhecimento envolve entender que o papel do supervisor é de apoiar e fomentar o desenvolvimento profissional dos professores e não apenas de buscar a harmonia ou conformidade do grupo.

A alternativa C é considerada incorreta porque sugere que o objetivo do trabalho coletivo é apenas a "harmonia do grupo", o que pode implicar em uma busca por conformidade e falta de estímulo ao questionamento crítico e à inovação. O trabalho coletivo deve sim buscar a produção de modelos de conhecimento, mas através do diálogo crítico e da reflexão coletiva, que pode envolver discordância e debate, elementos essenciais para o crescimento profissional e a melhoria da prática educativa.

As outras alternativas (A, B e D) são ações corretas para serem estabelecidas com os professores, pois estimulam o aprofundamento teórico, a análise crítica das dificuldades e a troca de experiências e conhecimentos, alinhando-se ao novo papel do supervisor educacional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Promover o trabalho coletivo entre professores tendo como objetivo a harmonia do grupo para a produção de modelos de conhecimento. O conflito é importante, pois através dos debates e compartilhamento de ideias é possível superá-lo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo