A discussão sobre logística no setor público, além de estar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: UFPB Prova: IBFC - 2023 - UFPB - Administrador |
Q2068726 Administração Pública
A discussão sobre logística no setor público, além de estar diretamente relacionada com a instituição de fluxos de processos, também se relaciona com uma maior qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Assinale a alternativa que melhor explica a relação entre logística e qualidade de serviços.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre logística no setor público.


Diante disso, vamos a uma breve explicação.


Segundo Paura (2012), a logística é de fundamental importância não só para as empresas, mas também a qualidade de vida local, tendo em vista que o desenvolvimento da infraestrutura demanda o estudo da logística do local, por exemplo. Neste sentido, para as empresas, a logística é imprescindível, uma vez que essas organizações precisam otimizar os recursos e aumentar a qualidade de seus produtos e serviços.
A integração logística no setor público, além de essencial para reduzir custos, otimizando a aplicação dos recursos públicos, proporciona maior qualidade dos serviços, maior capacidade de satisfação das necessidades, mais capacidade de inovação, maior velocidade de resposta do Estado, além de otimizar estoque e transporte (MOORE, 2002).
Posto isso, vamos à análise das alternativas:
a)      Errado. O enunciado faz relação ao setor público, não ao setor privado.
b)      Errado. A integração e logística no setor público, é essencial para reduzir o tempo gasto nas atividades, proporcionando a otimização da aplicação dos recursos públicos, e não gastando mais tempo nestas atividades como o enunciado diz.
c)      Certo. A utilização de procedimentos logísticos otimiza a cadeia de produção de bens e entrega de serviços, diminuindo o tempo de espera, reduzindo custos e aumentando a qualidade para o cidadão.
d)      Errado. Os processos e fluxos interferem nos resultados para o cidadão, pois a integração logística no setor público, além de essencial para reduzir custos, otimizando a aplicação dos recursos públicos, proporciona maior qualidade dos serviços, maior capacidade de satisfação das necessidades, mais capacidade de inovação, maior velocidade de resposta do Estado.
e)      Errado. A logística  é imprescindível, uma vez que essas organizações precisam otimizar os recursos e aumentar a qualidade de seus produtos e serviços.

Gostou do comentário? Deixe seu like!


Gabarito do Professor: Letra C.

Fonte:
Paura L., Glávio. Fundamentos da logística. Instituto Federal do Paraná: Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec, 2012
MOORE, M. H. Criando valor público: gestão estratégica no governo. Brasília: Enap, 2002.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

Alternativa A: trata apenas do setor privado (enquanto a questão trata da logística no setor público).

Alternativa B: o correto seria “menos tempo seria gasto nessas atividades” (a questão utiliza “mais”).

Alternativa D: processos e fluxos interferem de fato.

Alternativa E: logística é tão importante quanto os fluxos.

A logística no setor público é o conjunto de atividades que visam planejar, executar e controlar o fluxo de bens, serviços e informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades e expectativas dos cidadãos, de forma eficiente, eficaz e efetiva. A logística no setor público está diretamente relacionada com a qualidade dos serviços prestados, pois:

- A logística aumenta a qualidade pois permite uma melhor gestão dos recursos públicos, evitando desperdícios, fraudes e desvios, e garantindo a transparência e a accountability.

- Quanto mais desenvolvida está a logística de um setor, menos tempo é gasto em retrabalho, o que favorece o investimento de tempo e recursos na gestão da qualidade, já que mais tempo será dedicado a atividades de planejamento, monitoramento e avaliação.

- A utilização de procedimentos logísticos otimiza a cadeia de produção de bens e entrega de serviços, diminuindo o tempo de espera, reduzindo custos e aumentando a qualidade para o cidadão, que recebe um serviço mais ágil, acessível e satisfatório.

Portanto, a alternativa que melhor explica a relação entre logística e qualidade de serviços é a letra C: A utilização de procedimentos logísticos otimiza a cadeia de produção de bens e entrega de serviços, diminuindo o tempo de espera, reduzindo custos e aumentando a qualidade para o cidadão.

Fonte:

(1) Logística aplicada à organização pública. | Administradores. https://administradores.com.br/artigos/logistica-aplicada-a-organizacao-publica.

Não tinha a menor ideia, mas a C estava mais bonitinha.

Para responder à questão é necessário conhecimento acerca do tema Logística no Setor Público.

"A logística é considerada uma especialidade da administração que visa suprir as organizações com recursos e informações necessários para a execução de todas as suas atividades. Ela é responsável pela gestão do fluxo de materiais e informações numa organização, desde a matéria-prima até aos produtos acabados." (SILVA et al, 2021).

Quanto aos objetivos da logística, se comparados com a sua aplicação na iniciativa privada, deve-se destacar que na logística no setor público "os bens e serviços são voltados à garantia de direitos, devem promover acesso a serviços e políticas públicas e devem obedecer os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, transparência e eficiência" (SILVA et al, 2021).

Além disso, pode-se considerar que a logística no setor público "além de essencial para reduzir custos, otimizando a aplicação dos recursos públicos, proporciona maior qualidade dos serviçosmaior capacidade de satisfação das necessidadesmais capacidade de inovaçãomaior velocidade de resposta do Estado, além de otimizar estoque e transporte" (SILVA et al, 2021).

Dito isso, vamos analisar as alternativas da questão:

A) Errada. A questão não trata do setor privado, mas sim da relação entre a logística e a qualidade de serviços no setor público.

B) Errada. Como a logística proporciona maior velocidade de resposta, a tendência é que se gaste menos tempo com essas atividades.

C) Certa. Item correto conforme os benefícios argumentados anteriormente.

D) Errada. Tanto a qualidade da matéria-prima e os recursos humanos quanto os processos e os fluxos interferem nos resultados para o cidadão.

E) Errada. A logística e a gestão da qualidade são interdependentes. Logo, uma interfere sobre a outra.

Gabarito: letra C.

Fonte: SILVA, A. R. da et al. A Logística na Gestão Pública: uma análise bibliométrica. Encontro Brasileiro de Administração Pública, 2021.

Acesse o Instagram: @candy_concurseira

 /\_/\  

( o.o ) 

 > ^ <

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo