A divisão do trabalho é a definição das tarefas que cada ind...
A divisão do trabalho é a definição das tarefas que cada indivíduo deve fazer para cumprir as atribuições de seu cargo. Ela corresponde à soma dos atributos de cada um na organização. Leia as propostas a seguir e registre (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A divisão do trabalho corresponde ao que fazer enquanto a especialização determina como fazer;
( ) O pressuposto de fazer cada vez melhor, independe do sentido quantitativo;
( ) A divisão do trabalho é a especialização do operário, onde cada um deve fazer as suas tarefas de maneira mais eficiente e eficaz possível;
( ) A divisão do trabalho e a consequente especialização do operário acarreta efeitos colaterais negativos às organizações;
( ) Quanto mais se divide o trabalho nas organizações, mais acomodações vão ocorrer aos ocupantes dos cargos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender a alternativa correta. A alternativa correta é a alternativa D, que apresenta a sequência: V, F, V, F, F.
A questão aborda o conceito de divisão do trabalho e sua relação com a especialização. Para resolver a questão, é necessário compreender como essas duas ideias se articulam no contexto organizacional.
Justificando a alternativa correta:
1. (V) A divisão do trabalho corresponde ao que fazer enquanto a especialização determina como fazer: Esta assertiva é verdadeira. A divisão do trabalho foca na definição das tarefas que cada indivíduo deve executar, enquanto a especialização trata de como realizar essas tarefas de maneira mais eficiente.
2. (F) O pressuposto de fazer cada vez melhor, independe do sentido quantitativo: Esta assertiva é falsa. A ideia de fazer cada vez melhor está relacionada tanto à qualidade quanto à quantidade. Ignorar o sentido quantitativo seria uma visão incompleta.
3. (V) A divisão do trabalho é a especialização do operário, onde cada um deve fazer as suas tarefas de maneira mais eficiente e eficaz possível: Esta assertiva é verdadeira. A divisão do trabalho leva à especialização, que busca justamente aumentar a eficiência e a eficácia nas tarefas executadas.
4. (F) A divisão do trabalho e a consequente especialização do operário acarreta efeitos colaterais negativos às organizações: Esta assertiva é falsa. Embora possa haver efeitos colaterais (como monotonia, desmotivação), a especialização é, em geral, benéfica para a produtividade das organizações.
5. (F) Quanto mais se divide o trabalho nas organizações, mais acomodações vão ocorrer aos ocupantes dos cargos: Esta assertiva é falsa. A divisão do trabalho tende a aumentar a especialização e a eficiência, não necessariamente levando a acomodações, mas sim a uma melhor definição e execução das tarefas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo