O tipo documental é a configuração que assume a espécie docu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MI
Q1233060 Arquivologia
O tipo documental é a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que ela representa. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
O emprego da tipologia documental é vantajoso no serviço aos usuários de arquivo, pois a identificação dos tipos documentais contém informações antecedentes e exteriores ao próprio conteúdo do documento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A tipologia documental nos dá duas informações que basicamente definem o que é o documento: a espécie documental e a função.

A espécie nos diz qual é a estrutura do documento, ou seja, se temos uma estrutura de uma ata ou de um relatório, por exemplo. Essas estruturas são diferentes, pois não podemos fazer uma ata com a estrutura de um ofício ou de uma carta, certo?

Já a função nos diz a atividade a qual a espécie documental está inserida, ou seja, se temos uma ata, ela pode ser uma ata de uma reunião ou de um congresso. Então sabemos qual é o evento ou a circustância dessa ata.

Com essas informações é possível entender diversos aspectos do documento, como afirma a questão.

Gabarito do Professor: certa

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito correto

Sabendo o tipo do documento, já temos uma noção do que se trata antecipadamente e sem abrir o documento (exteriores ao próprio conteúdo do documento).

Por exemplo, uma certidão de óbito: Antes mesmo de abrir o documento, eu já sei que se trata de uma certidão de óbito e não apenas uma certidão qualquer, por isso a tipologia documental é vantajoso no serviço público. Ao invés de ir procurar todo o tipo de certidão, já vou direto na certidão de óbito.

A questão quer saber sobre os ELEMENTOS dos documentos, os quais se referem a suporte, forma, formato, gênero, espécie e tipo.

Suporte: material sobre a qual as informações são registradas: papel, fita magnética...

Forma: estágio de preparação e tramitação do documento: original, rascunho, cópia...

Formato: configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e com o modo como foi confeccionado: Folha, mapa, livro...

Gênero: Como é configurado um documento de acordo com o sistema de signos (sinais) utilizado na comunicação de seu conteúdo: documentação textual, documentação audiovisual...

Espécie: Como é configurado um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas: boletim, certidão, relatório....

Tipo: É a configuração relacionada à espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou: boletim de ocorrência, certidão de óbito...

Tudo posso Naquele que me fortalece!

Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo:

O emprego da Tipologia Documental no que-fazer-arquivístico é recente, pois foi iniciado, em meados da década de 1980, pelo Grupo de Trabalho dos Arquivistas Municipais de Madri. Tem-se mostrado vantajoso nos vários segmentos do processamento documental, tais como:

1) na classificação/arranjo, por facilitar o entendimento da composição das séries;

2) na descrição, esclarecendo que os conteúdos veiculados em determinado formato jurídico têm certos dados que são fixos e outros variáveis, e que este conteúdo liga-se de forma obrigatória à espécie que o veicula;

3) no serviço aos usuários, pois a identificação dos tipos documentais traz informações antecedentes e exteriores ao próprio conteúdo do documento, fundamentais para sua compreensão dentro do conteúdo jurídico-administrativo de produção;

4) na avaliação, porque as tabelas de temporalidade partem da identificação das funções refletidas nas séries documentais que se quer avaliar para estabelecer o destino dos documentos.

Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (págs 93-94)

Acertei na lógica. Basta pensar que um tipo documental (ex: cadastro), já contém informações que são úteis ao ao usuário . Eu já sei que por exemplo, há nome e telefone em um cadastro.

Não entendi o "informações exteriores ao conteúdo do próprio documento."

Eu errei a questão por ter achado que eles misturaram conceito, ao falarem na primeira parte de TIPOLOGIA, e na segunda, de TIPO. :(

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo