Jonas, candidato ao cargo de Prefeito do Município Alfa, div...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2348940 Direito Administrativo
Jonas, candidato ao cargo de Prefeito do Município Alfa, divulga, nas suas redes sociais, projetos que pretende implementar no âmbito da municipalidade – relacionados aos serviços públicos de iluminação pública, de calçamento e de fornecimento domiciliar de água – caso se torne o Chefe do Poder Executivo local.

Nesse cenário, à luz da classificação dos serviços públicos quanto aos destinatários, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C

Serviços Gerais/UTI UNIVERSI - é prestado a toda sociedade e usufruidos por todos ao mesmo tempo. Não é possível saber quanto cada pessoa utilizou desse serviço. EX: segurança pública. São cobrados mediante impostos.

Serviços individuais/ UTI SINGULI - O estado tem como medir a utilização individual deles, é serviço prestado a todos. Ex: água,luz. São cobrados por meio de taxas e tarifas. (é o caso da questão).

Gab. C

UTI UNIVERSI >> coletividade>> indivisibilidade, usufruído por todos.

UTI SINGULI >> individual>> divisível, pode identificar usuário.

Serviços uti universi ou gerais: são aqueles que a Administração presta sem ter usuários determinados, para atender à coletividade no seu todo, como os de polícia, iluminação pública, calçamento e outros dessa espécie, limpeza de ruas etc. Tais serviços são custeados por meio de IMPOSTOS.

Serviços uti singuli ou individuais: são os que têm usuários determinados e utilização particular ou mensurável para cada destinatário, como ocorre com o telefone, a água e a energia elétrica domiciliares. Tais serviços são custeados por TAXAS ou TARIFAS.

ADENDO: coleta de lixo é considerado como UTI SINGULI ==> pago por meio de TARIFA pelo usuário

Uti singuli ou individuais: serviço prestado a toda a coletividade, mas é possível mensurar o quanto cada usuário usufruiu; cobrança mediante taxas ou tarifas; são divisíveis. Podem ser: a) compulsórios: essenciais à coletividade; não podem ser abdicados pelos destinatários; cobrança através de taxa; não pagamento = execução fiscal (natureza tributária); b) facultativos: prestados visando interesse da coletividade, mas usuário pode optar por utilizar ou não; somente possível a cobrança se o serviço foi efetivamente prestado; cobrança mediante tarifas e preços públicos (natureza não tributária);

Súmula 545, STF: Preços de serviços públicos e taxas não se confundem, porque estas, diferentemente daqueles, são compulsórias e têm sua cobrança condicionada à prévia autorização orçamentária, em relação à lei que as instituiu;

Uti universi: serviço prestado a toda a coletividade simultaneamente, não sendo possível determinar quantidade utilizada por cada um individualmente; custeados pela receita geral de arrecadação de impostos; indivisíveis; taxa que tenha como finalidade arcar com seus custos é inconstitucional;

Súmula 670, STF: O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo