Em junho de 2014, o Brasil aprovou seu mais recente Plano Na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1371419 Pedagogia
Em junho de 2014, o Brasil aprovou seu mais recente Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei n o 13.005/2014. A respeito do que versa esse plano, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O objetivo de universalização da alfabetização indica que o Brasil deve erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional em 10 anos.
( ) A meta da Educação Infantil indica que o país deve universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final de 2024.
( ) Na busca pela valorização docente, o PNE indica que o país deve equiparar o rendimento médio dos professores ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até 2020.
( ) Em relação à qualidade, o PNE indica que o Brasil deve fomentá-la, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir a média nacional de 7,0 no IBED para os anos iniciais do Ensino Fundamental até 2024.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E - V – V – V – F.

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma política pública muito relevante que traça diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira em um período de 10 anos. A Lei nº 13.005/2014 estabelece várias metas para a educação em diferentes níveis e dimensões, incluindo a alfabetização, educação infantil, valorização dos professores e a qualidade da educação.

Na primeira afirmação, o PNE realmente propõe a universalização da alfabetização e a redução de 50% na taxa de analfabetismo funcional em 10 anos, o que torna a afirmação verdadeira.

Na segunda afirmação, está correto que o plano tem como meta a universalização da Educação Infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos e também a ampliação da oferta para crianças de até 3 anos, chegando a atender no mínimo 50% delas até o final de 2024. Logo, essa afirmação também é verdadeira.

Na terceira afirmação, o plano estabelece sim a meta de equiparar o rendimento médio dos professores aos dos demais profissionais com escolaridade equivalente, mas o prazo estipulado é até o final da vigência do PNE, não especificamente até 2020. Isso torna a afirmação como está formulada verdadeira, embora o prazo preciso não seja mencionado.

Por último, na quarta afirmação, há um erro na sigla e no objetivo mencionado. A meta do PNE é que o país alcance a média 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e não 7,0 como mencionado na afirmação, para os anos iniciais do ensino fundamental até 2024. Por essa razão, essa afirmação é falsa.

É fundamental estar atento aos detalhes de cada meta do PNE, pois o entendimento correto desses objetivos é crucial para quem se prepara para concursos na área da educação. Sempre recomendo revisar o texto da lei e compreender cada uma das metas, pois esse conhecimento pode ser decisivo na sua prova.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

Meta 17: valorizar os(as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

FALSA, segundo -

Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio

A META 1 VAI FALAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL.

FIQUE ATENTO, POIS AQUI VAMOS TER A CRECHE E A PRÉ ESCOLA, A CRECHE NÃO É OBRIGATÓRIA, ENTÃO VAMOS AMPLIAR SEU ACESSO, JÁ A PRÉ ESCOLA É OBRIGATORIO ENTÃO VAMOS UNIVERSALIZAR.

AQUI NA CRECHE VAMOS AMPLIAR EM 50%.

E A CRECHE VAMOS UNIVERSALIZAR EM 100%.

GAB E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo