Não cabe ao Conselho Federal de Medicina Veterinária esclar...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
Vamos entender o porquê:
O Decreto nº 64.704/1969 estabelece a regulamentação da profissão de médico-veterinário e organiza o funcionamento dos Conselhos de Medicina Veterinária. Neste contexto, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) possui a função de supervisão e controle das atividades dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs). Portanto, parte das atribuições do CFMV inclui, sim, esclarecer dúvidas dos Conselhos Regionais.
Portanto, a afirmação de que "não cabe ao Conselho Federal de Medicina Veterinária esclarecer dúvidas dos Conselhos Regionais" está incorreta. É papel do CFMV não apenas esclarecer dúvidas, mas também garantir uma atuação uniforme e coordenada dos CRMVs em todo o território nacional, incluindo orientações sobre interpretações de regulamentações e normas pertinentes à profissão.
Durante a pandemia de COVID-19, a inclusão de médicos-veterinários no combate ao vírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é um exemplo de como a expertise desses profissionais pode ser relevante em situações de saúde pública, reforçando a importância do papel de orientação e suporte do CFMV aos regionais.
Em resumo, a alternativa está errada porque o CFMV tem a responsabilidade de orientar e esclarecer dúvidas dos Conselhos Regionais, o que é parte de suas funções regulatórias e de coordenação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art 22. São atribuições do CFMV:
a) organizar o seu regimento interno;
b) aprovar os regimentos internos dos Conselhos Regionais, modificando o que se tornar necessário para manter a unidade de ação;
c) tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais e dirimi-las;
d) julgar em última instância os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais;
e) publicar o relatório anual de seus trabalhos incluindo a seleção de todos os profissionais inscritos;
f) expedir as resoluções que se tornarem necessárias à fiel interpretação e execução do presente Regulamento;
g) propor ao Govêrno Federal as alterações da e dêste Regulamento, que se tornarem necessárias, principalmente às que visem a melhorar a regulamentação do exercício da profissão de médico-veterinário;
h) deliberar sôbre as questões oriundas do exercício das atividades afins às de médico-veterinário;
i) realizar, periodicamente reuniões de Conselhos Federais e Regionais para fixar diretrizes sôbre assuntos da profissão;
j) organizar o Código de Deontologia Médico-Veterinária;
l) deliberar sôbre o previsto no artigo 7º dêste Regulamento;
m) delegar competência para atividade cultural, científica ou social à Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária e decidir sôbre delegação de competência dos Conselhos Regionais às Sociedades Estaduais de Medicina Veterinária para o exercício das atividades citadas nesta alínea.
Parágrafo único. As questões referentes as atividades afins com outras profissões serão resolvidas através de entendimento com as entidades representativas dessas profissões.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo