O primeiro jornal brasileiro editado no Brasil foi o Diário ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q260405 Jornalismo
Julgue os itens seguintes, que versam acerca da história dos veículos de comunicação de massa no Brasil.

O primeiro jornal brasileiro editado no Brasil foi o Diário do Rio de Janeiro, que começou a circular em 1821.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O primeiro jornal brasileiro foi a Gazeta do Rio de Janeiro, que começou a circular em 1808, publicado pela Imprensa Régia, recém-inaugurada e operada com maquinário trazido da terrinha no enxoval do D. João VI.

Se a questão falar da Imprensa Régia e do primeiro jornal oficialmente reconhecido aí pensamos no Gazeta do Rio de Janeiro. No entanto o Correio Braziliense já era editado meses antes por Hipólito da Costa na Europa.

Editado na Europa por brasileiro = Correio Braziliense ************* Editado no Brasil = Diário do Rio de Janeiro

errada

(...) Data de 10 de setembro de 1808 o número um da Gazeta do Rio de Janeiro, jornal redigido por frei Tibúrcio José da Rocha, considerado o primeiro periódico brasileiro. A Gazeta limitava-se a coligir e divulgar as notícias publicadas em outros periódicos, sobretudo ingleses e franceses, enfatizando os principais acontecimentos da guerra peninsular, o estado de saúde dos príncipes europeus, e mantendo o público informado sobre as comemorações e as festas na Corte. Em ocasiões especiais, como o aniversário do monarca, gazetas extraordinárias eram impressas. (...)

(...) Já o Correio Braziliense, fundado, dirigido e redigido por Hipólito da Costa, teve seu número inicial lançado em junho de 1808, três meses antes do surgimento da Gazeta. Era impresso em Londres, devido à impossibilidade de se manter um periódico no Brasil imune à censura da época. O Correio, que circulava clandestinamente na Corte, defendia a independência política do Brasil, deixando de circular logo após a proclamação. (...)

(...) Em maio de 1811, a província da Bahia passou também a produzir seu periódico, o Idade D'Ouro do Brazil, impresso na Tipografia de Manoel Antônio da Silva Serva. Tendo apenas quatro páginas, o jornal, publicado em Salvador, circulava às terças e sextas. Sua linha editorial defendia o absolutismo monárquico português. A partir da derrota e expulsão das forças portuguesas do Brasil, a publicação perdeu sua finalidade e, em junho de 1823, saiu de circulação. (...)

fonte: http://bndigital.bn.br/projetos/expo/djoaovi/imprensajoanino.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo