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Q835213 Redes de Computadores
O modelo TCP/IP possui uma pilha de protocolos que atua na camada de transporte das redes de computadores. Nessa camada, a comunicação entre processos finais, por meio de uma conexão virtual, utiliza
Alternativas

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A alternativa correta é: B - o endereço socket.

Vamos entender o contexto da questão. O modelo TCP/IP é uma arquitetura de rede que organiza os protocolos em camadas. A camada de transporte é responsável pela comunicação fim a fim entre os dispositivos. Nessa camada, os dois principais protocolos são o TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol).

O TCP é um protocolo confiável que estabelece uma conexão virtual entre os processos de comunicação, garantindo que os dados sejam entregues de forma ordenada e sem erros. Para isso, utiliza o conceito de socket.

Socket é uma combinação de um endereço IP e um número de porta. Esse conceito é fundamental para a comunicação na camada de transporte, pois permite que diferentes processos num mesmo dispositivo ou em dispositivos diferentes se comuniquem de forma independente.

Vamos analisar rapidamente as opções:

A - o endereçamento com classes: Isso está relacionado ao endereçamento IP na camada de rede, não à camada de transporte.

B - o endereço socket: Correto. O socket combina o endereço IP e o número de porta, permitindo a comunicação entre processos na camada de transporte.

C - o paradigma peer-to-peer: Esse paradigma refere-se à arquitetura de rede como um todo, não especificamente à camada de transporte.

D - o protocolo confiável UDP (User Datagram Protocol): Errado. O UDP é um protocolo não confiável e sem conexão.

E - os protocolos RARP, BOOT e DHCP: Esses protocolos são utilizados na camada de rede, não na camada de transporte.

Com isso, fica claro que a alternativa B é a correta, pois o socket é essencial para a comunicação na camada de transporte dentro do modelo TCP/IP.

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Comentários

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Analisando as alternativas:

 

a) o endereçamento com classes.

Errada. Endereçamento de classes não tem nada ver com a CAMADA TRANSPORTE

 

c) o paradigma peer-to-peer.

Errada. Peer-to-peer ou P2P muito utilizado pelo BitTorrent , que faz parte de uma outra camada não a de Transporte

 

d) o protocolo confiável UDP (User Datagram Protocol).

Errada. UDP confiável? muito pelo contrário.

 

e) os protocolos RARP, BOOT e DHCP.

Errada. As camadas citadas acima são da CAMADA DE REDE (INTERNET) (HOST/REDE) (PACOTE)

DHCP, só pra complementar, é de camada de aplicação!

"Para se estabelecer uma conexão virtual que permita a comunicação entre processos finais, necessitamos de dois identificadores, o endereços IP e o número da porta. A combinação entre um endereço IP e um número de porta é conhecida como endereço socket. O endereço socket no cliente define o processo cliente de forma exclusiva, da mesma forma que o endereço socket no servidor estabelece o processo servidor de modo exclusivo.

Os protocolos da camada de transporte precisa de um par de endereços socket: o endereço socket no cliente e o endereço socket no servidor. Essas informações fazem parte do cabeçalho IP e do cabeçalho do protocolo de camada de transporte. O cabeçalho IP contém os endereços IP; o cabeçalho UDP ou TCP contém os números das portas."

Forouzan, pg 706

Socket é o caminho de transporte dos pacotes, ele é a junção de uma porta com um ip, e pode transmitir os dados de forma assincrona ou síncrona.

Logicamente, faz parte da camada de transporte.

Socket é uma abstração de um ponto de conexão para rede TCP/IP. 2 computadores comunicam, cada um deles usa um socket para comunicação. Um dos computadores é servidor que abre um socket e monitora requisições de conexão, o outro é cliente, faz requisição ao socket do servidor para iniciar uma conexão; é necessário pelo menos um endereço de destino e um número de porta de comunicação .

 

Em TCP/IP cada computador possui um endereço exclusivo e as portas sao conexões individuais nesse endereço. 

 

A interface na interação com o software de protocolos de transporte é API (Application Program Interface). API define operações que um aplicativo pode executar quando interage com um software de protocolo. 

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