Nicolas Santíssimo foi preso em flagrante como suspeito do a...
O apelo de Nicolas não foi provido pelo Tribunal que, ao denegar a apelação, decretou a prisão de Nicolas na forma do art. 312, devido às evidências contidas nos autos de que ele pretendia se furtar à aplicação da lei. Nicolas interpôs recurso especial e extraordinário, os quais foram admitidos, processados e aguardam remessa para julgamento nos tribunais superiores. Considerando que Nicolas já ficara preso durante quase quatro anos, a defesa de Nicolas requereu, e o Tribunal determinou a extração de carta de execução de sentença e sua remessa à Vara de Execuções Penais (VEP) para imediata execução da sentença.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão A: não há que se falar de inconstitucionalidade da prisão ora decretada, visto que no caso em comento existem indícios suficientes da autoria do crime.
Questão B: a carta de sentença pode ser extraída em caso de execução provisória.
Questão C: como já expresso anteriormente não existe exigência de trânsito em julgado para a extração da carte de sentença.
Questão D: Correta.
Colegas, a decretação da prisão cautelar em apelação de sentença condenatoria recorrivel não caracterizaria Reformatio in pejus, algo vedado segundo a mais nova jusrisprudência dos tribunais superiores??
No meu modesto entendimento, a prisão é ilegal.
A questão foi elaborada com base na seguinte jurisprudência do STF:
(HC 101676, Relator(a): Min. GILMAR MENDES, Segunda Turma, julgado em 14/06/2010, DJe-145 DIVULG 05-08-2010 PUBLIC 06-08-2010 EMENT VOL-02409-04 PP-00969)
Porém, na questão, houve indicação dos elementos concretos para basear a prisão preventiva, portanto, ela é legal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo