Em relação à antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q492698 Direito Processual Civil - CPC 1973
Em relação à antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 273. O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação e: 

§ 5o Concedida ou não a antecipação da tutela, prosseguirá o processo até final julgamento.


GABARITO: LETRA C.

CPC: Art. 273. O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação e: (Redação dada pela Lei nº 8.952, de 13.12.1994)

...

§ 5o Concedida ou não a antecipação da tutela, prosseguirá o processo até final julgamento. (Incluído pela Lei nº 8.952, de 13.12.1994)

a) A decisão que antecipa a tutela por ser de natureza interlocutória é impugnável por meio de AGRAVO.
CPC: Art. 522. Das decisões interlocutórias caberá agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, quando será admitida a sua interposição por instrumento.

b) Art. 273 (...) § 4o A tutela antecipada poderá ser revogada ou modificada a qualquer tempo, em decisão fundamentada. 


c) (CORRETA): Art. 273 (...) 

§ 5o Concedida ou não a antecipação da tutela, prosseguirá o processo até final julgamento.


d) Art. 273 (...) § 7o Se o autor, a título de antecipação de tutela, requerer providência de natureza cautelar, poderá o juiz, quando presentes os respectivos pressupostos, deferir a medida cautelar em caráter incidental do processo ajuizado.


e) Art. 273 (...) § 1o Na decisão que antecipar a tutela, o juiz indicará, de modo claro e preciso, as razões do seu convencimento



Surgiu uma dúvida quanto à assertiva correta:

Não marquei a "c", pois pensei que no caso de haver a prescrição e decadência,  o processo não continuaria. Isso se sucede só na cautelar?


Bons Estudos.

Caro(a) SuSel S:

A assertiva não trata nem da prescrição e tampouco da decadência. Na verdade trata do seguinte TEMA, a saber: ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA; daí o candidato deve se socorrer, ou da literalidade da lei (Código de Processo Civil), da doutrina ou da jurisprudência (Dos tribunais superiores) para responder tal assertiva.
Espero ter ajudado. 

Boa pesquisa!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo