Considerando-se o diagnóstico diferencial das cefaleias, nu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201605 Medicina
Considerando-se o diagnóstico diferencial das cefaleias, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Cefaleia tensional. (2) Cefaleia em salvas. (3) Cefaleia hemicrania paroxística.

(_) A dor é profunda, em geral retro-orbital, de intensidade excruciante, não flutuante e de caraterística explosiva.
(_) Caracterizada por desconforto bilateral, constritivo, em faixa. A cefaleia pode ser episódica ou crônica.
(_) Episódios de cefaleia unilaterais, graves, frequentes e de curta duração, associada a manifestações autonômicas ipsolaterais, com resposta excelente à indometacina.
(_) Está associada a sintomas ipsolaterais como hiperemia conjuntival, rinorreia ou congestão nasal. Muitos pacientes respondem bem à inalação de oxigênio nas crises agudas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão está pedindo para você associar cada tipo de cefaleia (dor de cabeça) descrita na primeira coluna com as descrições clínicas descritas na segunda coluna. A resposta correta é a alternativa D, que associa corretamente (2) Cefaleia em salvas com a descrição "A dor é profunda, em geral retro-orbital, de intensidade excruciante, não flutuante e de característica explosiva". Isso é típico de cefaleias em salvas, que são extremamente dolorosas e muitas vezes ocorrem atrás ou ao redor de um olho. Em seguida, associa (1) Cefaleia tensional com a descrição "Caracterizada por desconforto bilateral, constritivo, em faixa. A cefaleia pode ser episódica ou crônica". Cefaleias tensionais são geralmente descritas como uma dor ou pressão constante em ambos os lados da cabeça. Depois, associa (3) Cefaleia hemicrania paroxística com a descrição "Episódios de cefaleia unilaterais, graves, frequentes e de curta duração, associada a manifestações autonômicas ipsolaterais, com resposta excelente à indometacina". Hemicrania paroxística é uma dor de cabeça rara e severa que ocorre de um lado da cabeça e responde bem ao tratamento com indometacina. Finalmente, associa novamente (2) Cefaleia em salvas com a descrição "Está associada a sintomas ipsolaterais como hiperemia conjuntival, rinorreia ou congestão nasal. Muitos pacientes respondem bem à inalação de oxigênio nas crises agudas", novamente descrevendo características típicas de cefaleias em salvas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo