Assinale a opção correta a respeito de arquivo.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26032 Arquivologia
Assinale a opção correta a respeito de arquivo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa B.

Vamos entender o motivo dessa escolha e o porquê das outras alternativas estarem incorretas.

Alternativa B - De acordo com o conceito de arquivo, uma coleção de manuscritos históricos colecionados por uma pessoa física não é considerada arquivo.

Os documentos de arquivo são definidos como aqueles produzidos ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no exercício de suas atividades, e que são conservados pelo seu valor administrativo, legal ou histórico. Uma coleção de manuscritos históricos colecionados por uma pessoa física pode ser considerada uma coleção, mas não um arquivo na acepção técnica do termo, pois não foi acumulada organicamente no decorrer das atividades dessa pessoa.

Alternativa A - Os documentos de arquivo são produzidos e recebidos com finalidades históricas, culturais e científicas.

Essa alternativa está errada porque os documentos de arquivo são produzidos e recebidos no curso das atividades das instituições e pessoas, com finalidades administrativas, legais, fiscais, etc. Eles podem adquirir valor histórico, cultural ou científico ao longo do tempo, mas não são inicialmente produzidos com essas finalidades.

Alternativa C - O sentido ou significado do acervo documental não depende da relação que os documentos têm entre si.

Essa alternativa está incorreta porque a relação entre os documentos é fundamental para o seu entendimento e organização. Os arquivos são organizados de acordo com o princípio da organicidade, ou seja, respeitando a relação natural entre os documentos, que reflete as atividades que os geraram.

Alternativa D - Os documentos são produzidos em exemplares múltiplos e inexiste uma significação orgânica entre esses documentos.

Errado. Os documentos de arquivo são, em sua maioria, únicos e refletem as atividades das quais foram gerados, o que confere a eles uma significação orgânica. Isso significa que os documentos estão interligados e fazem sentido dentro de um contexto específico.

Alternativa E - O julgamento acerca da preservação dos documentos tem caráter revogável, envolvendo questões de conveniência.

Incorreta. O processo de avaliação de documentos de arquivo, que decide o que deve ser preservado ou descartado, segue critérios técnicos e normativos e não é simplesmente uma questão de conveniência. Uma vez que um documento é decidido para preservação permanente, essa decisão não é revogável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

b) Forma de acumulação de docs em Arquivo é Orgânica, já em uma biblioteca é em forma de coleção. Por isso, uma COLEÇÃO de manuscritos históricos não é um arquivo
Segundo Renato Valentini, manuscritos colecionados por pessoas físicas não é Arquivo
Entretanto, cabe ressaltar que o art. 2º da lei 8.159/91 define arquivo da seguinte forma: "Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como POR PESSOA FÍSICA, QUALQUER QUE SEJA O SUPORTE DA INFORMAÇÃO OU A NATUREZA DOS DOCUMENTOS."
Cara Cinthia, segundo Marilena Leite Paes, 3ª Ed., pág 16:"Arquivo é a acumulação ordenada de documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, NO CURSO DE SUA ATIVIDADE, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro" "...a finalidade do arquivo é PRIMORDIALMENTE FUNCIONAL, muito embora o valor cultural exista, uma vez que constituem a base fundamental para o conhecimento das história"....."COLEÇÃO (de manuscritos históricos - exemplo dado na questão): conjunto de documentos, SEM RELAÇÃO ORGÂNICA (que é fundamental para a caracterização dos arquivos) aleatoriamente acumulados".....Ainda, segundo Maria de Lourdes da Costa e Souza: "Arquivo é o conjunto de DOCUMENTOS OFICIALMENTE PRODUZIDOS E RECEBIDOS por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas ATIVIDADES, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros"Logo, por todo o exposto, a opção "B" realmente está correta, pois uma coleção de manuscritos históricos NÃO tem FINALIDADE FUNCIONAL, NÃO apresenta ORGANICIDADE e NÃO decorre da atividade exercida por uma instituição, logo, não é considerada arquivo...Espero que tenha esclarecido suas dúvidas. Bons estudos!
Marilena Leite Paes é bem clara quanto ao gabarito da questão.

Quem tiver oportunidade de ver o livro dela na página 20, verá:

"...1. Exclusividade de criação e recepção por uma repartição, firma ou instituição. Não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo