Sobre o Plano Nacional de Educação, pode-se afirmar:Os Estad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q589300 Pedagogia
[Na] tentativa de minorar o apartheid social brasileiro, o Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu com o compromisso de tornar prioritária a educação [no Brasil].
O plano inclui metas audaciosas para os próximos dez anos, como universalizar o atendimento escolar, erradicar o analfabetismo, além de ampliar a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas.
Após tramitar por três anos, foi aprovado no Senado Federal [...], com um texto que – lamentavelmente – restringe alguns dos avanços. Aguarda agora votação na Câmara dos Deputados.
O retrocesso mais significativo foi a alteração da meta de número 20, que prevê ampliar o investimento público na área para 7% do PIB em cinco anos e 10% no final [do prazo de vigência].
[...]
A redução do apartheid educacional no Brasil depende de mecanismos efetivos para destinar mais para os que estão em situação de vulnerabilidade. Portanto não cabe ao governo barrar avanços como os propostos no PNE, mas pavimentar o futuro menos excludente.
É o que se espera em respeito a um direito constitucional – o da Educação Inclusiva – motivo principal que levou milhares de jovens às ruas no ano passado e que está vinculado ao principio da dignidade do ser humano. (EDUCAÇÃO e entraves, 2014, p. A3).
Sobre o Plano Nacional de Educação, pode-se afirmar:

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios estão isentos de elaborar seus respectivos planos de educação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - Errado

A questão aborda o Plano Nacional de Educação (PNE), que é um conjunto de metas e estratégias definidas para a política educacional do país em um período de dez anos. Um dos princípios do PNE é a descentralização e a colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, cada um com responsabilidades específicas na gestão e no financiamento da educação em seus respectivos âmbitos.

De acordo com a Lei nº 13.005/2014, que instituiu o PNE, não está correto afirmar que Estados, Distrito Federal e Municípios estão isentos de elaborar seus respectivos planos de educação. Pelo contrário, eles devem elaborar seus planos de educação, que devem estar articulados com o PNE e respeitar suas diretrizes e metas. Essa exigência tem como objetivo assegurar uma maior coesão e efetividade nas políticas educacionais, contemplando as diversidades regionais e locais, e garantindo que as políticas nacionais sejam refletidas e adaptadas às realidades de cada ente federativo.

Portanto, a alternativa correta é E - Errado, pois os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm a obrigação de elaborar seus planos de educação, conforme determina a legislação vigente, visando atender às necessidades específicas de suas populações e garantir o direito à educação com equidade e qualidade para todos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 8o  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo