No que se refere às metodologias ágeis, julgue os próximos i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q328209 Engenharia de Software
No que se refere às metodologias ágeis, julgue os próximos itens.


Na metodologia Scrum, a fase em que se integra o software, realizam-se os testes finais e gera-se a documentação do usuário é denominada pós-planejamento (post-game phase).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A metodologia Scrum é uma das abordagens mais populares no desenvolvimento ágil de software. Essa metodologia é caracterizada por ciclos de desenvolvimento chamados Sprints, que têm duração fixa e cujo objetivo é construir a parte mais importante do produto de forma iterativa e incremental.

Embora o Scrum seja frequentemente associado a um conjunto de práticas focadas nos Sprints, ele também reconhece a necessidade de certas atividades que ocorrem após o ciclo de Sprints, conhecidas como a Post-Game Phase ou fase de pós-planejamento. Esta fase é destinada a atividades que incluem a integração do software, realização de testes finais, correções de problemas que só podem ser identificados após a integração, e a geração de documentação do usuário necessária para o lançamento do produto.

Essa fase é crucial para garantir que o produto de software esteja pronto para ser entregue ao cliente ou lançado no mercado. A fase de pós-planejamento garante que o valor gerado durante os Sprints seja consolidado em um produto final coeso e de alta qualidade.

Ao afirmar que na metodologia Scrum existe uma fase onde se integra o software, realizam-se os testes finais e gera-se a documentação do usuário, a questão está se referindo exatamente a essa fase de pós-planejamento. Portanto, a afirmativa está correta, pois reflete adequadamente uma das partes do processo na metodologia Scrum.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O ciclo de vida da SCRUM é baseado em três fases principais, divididas em sub-fases:

Pré-planejamento (Pre-game phase): os requisitos são descritos em um documento chamado backlog. Posteriormente eles são priorizados e são feitas estimativas de esforço para o desenvolvimento de cada requisito. O planejamento inclui também, entre outras atividades, a definição da equipe de desenvolvimento, as ferramentas a serem usadas, os possíveis riscos do projeto e as necessidades de treinamento. Finalmente é proposta uma arquitetura de desenvolvimento. Eventuais alterações nos requisitos descritos no backlog são identificadas, assim como seus possíveis riscos.

Desenvolvimento (game phase): as muitas variáveis técnicas e do ambiente identificadas previamente são observadas e controladas durante o desenvolvimento. Ao invés de considerar essas variáveis apenas no início do projeto, como no caso das metodologias tradicionais, na SCRUM o controle é feito continuamente, o que aumenta a flexibilidade para acompanhar as mudanças. Nesta fase o software é desenvolvido em ciclos (sprints) em que novas funcionalidades são adicionadas. Cada um desses ciclos é desenvolvido de forma tradicional, ou seja, primeiramente faz-se a análise, em seguida o projeto, implementação e testes. Cada um desses ciclos é planejado para durar de uma semana a um mês.

Pós-planejamento (post-game phase): após a fase de desenvolvimento são feitas reuniões para analisar o progresso do projeto e demonstrar o software atual para os clientes. Nesta fase são feitas as etapas de integração, testes finais e documentação.

(Fonte: Processos Ágeis para desenvolvimento de Software – Parte 02 http://www.devmedia.com.br/processos-ageis-para-desenvolvimento-de-software-parte-02/9209)

Gabarito "C".

pessoal, nunca vi essa definição em nenhum lugar. Ela não consta no scrum guide por exemplo.

O comentário da colega Amanda é ótima e bem esclarecedor, mas alguém tem alguma outra referência? De preferência da Scrum alliance?

Isso que foi colocado aí não é oficial.
É invenção de algum autor ou parece que o cespe pegou a questão do site devmedia. Será??!!!


Não existe no Scrum Guide nada sobre isso.

Que susto, eu achando que eu fiquei doido...


Pelos comentários dos colegas, não estou tão louco assim...

Acho que a Amanda que elaborou essa questão para o CESPE....

The postgame phase (closure phase)

The management ends the development process and the product is being prepared for a release. This includes: integration, testing, user documentation, training and marketing material preparation. 

As we can see the Scrum methodology is very well organized and very effective. What is also worth mentioning is that the whole Scrum process is limited in time. If the time of the sprint has ended the process has to be stopped. It makes the process more resolute , people work at the most important things and don’t waste their time.


http://scrummethodology-org.etltools.net/scrum-phases.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo