Se o governo opera com câmbio fixo, mas com plena mobilidad...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
GABARITO DA BANCA: CERTO.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Com mobilidade perfeita de capital , com o câmbio fixo, a única política que gera alguma alteração e a política fiscal. Com o câmbio móvel, a única política que gera alteração é a política monetária.
Minemônico: fifi x momo
Gabarito errado:
Considerando-se agora uma política fiscal expansionista, o impacto inicial
dar-se-á por meio de um deslocamento da IS para a direita, o que provocará uma
elevação na renda e na taxa de juros. Com a pressão ascendente na taxa de juros
interna forçando-a para níveis superiores às taxas internacionais, haverá uma
grande entrada de capitais no país (superávit no Balanço de Pagamentos), que
gerarão divisas que serão adquiridas pelo Banco Central emitindo moeda, o que
deslocará a LM para a direita, ampliando o efeito expansionista da política fiscal.
Fonte: Lopes e Vasconcelos.
As questões de economia dessa prova foram terríveis
É característica da política monetária expansionista, em câmbio fixo e livre mobilidade de capitais, desfazimento das reservas internacionais.
O impacto inicial será o deslocamento na curva LM para a direita, pressionando a taxa de juros para baixo. Com perfeita mobilidade de capital, isso induzirá uma fuga massiva de capitais do país, ou seja, um profundo déficit na Balança de Pagamentos.
A maior procura por moeda estrangeira terá de ser atendida pelo Banco Central, desfazendo-se das reservas internacionais, para poder manter a taxa de câmbio fixa, o que provocará a retração da oferta de moeda até que a LM volte à posição original, restabelecendo a condição de igualdade entre as taxas interna e externa de juros, cessando a fuga de capitais. Percebe-se que a política monetária é totalmente inoperante neste caso, uma vez que o Banco Central não tem nenhum controle sobre o agregado monetário.
Já na política fiscal expansionista há aumento (ganho) das reservas internacionais, pois o Banco Central adquire grande entrada de capitais no país, para manter a taxa de cambio fixa.
A regulamentação do sistema financeiro aberto não representa intervenção estatal voltada a corrigir falha de mercado caracterizada por um monopólio natural. A regulamentação é necessária para corrigir outras falhas de mercado, como a assimetria de informações.
A afirmação é falsa, pois a regulamentação do sistema financeiro aberto não é necessária para corrigir um monopólio natural. No caso do sistema financeiro, não há monopólio natural. Existem muitas instituições financeiras que competem entre si para fornecer produtos e serviços aos consumidores.
Todas as questões do cespe relativas a este mesmo movimento dizem respeito ao impacto negativo nas exportações líquidas quando do aumento dos juros e da valorização cambial. É exatamente nisto que se baseia a questão. No primeiro momento há uma diminuição nas exportaçoes líquidas que impacta no BP. Forçou a barra? Forçou... mas é isso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo