A educação formal é uma dimensão da vida social que tem uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Assistente Social |
Q2692713 Pedagogia

A educação formal é uma dimensão da vida social que tem uma função importante na dinâmica da reprodução social. O assistente social atuando nesta área precisa compreender a educação em sua relação com o trabalho. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a essa relação educação e trabalho:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A.

Vamos entender o porquê:

Alternativa A: "Entender que o trabalho não se trata apenas de uma antecedência histórica do homem, mas, de uma centralidade constitutiva da dinâmica da vida social presente, enquanto empregabilidade, inserção no mercado de trabalho."

Essa alternativa é incorreta na relação entre educação e trabalho porque limita o entendimento do trabalho à apenas uma perspectiva contemporânea de empregabilidade e inserção no mercado de trabalho. Na concepção mais ampla e dialética, o trabalho é uma atividade histórica e ontológica do ser social, que vai além de sua função econômica.

Agora, vejamos as alternativas incorretas:

Alternativa B: "O trabalho é a atividade fundante do ser social por ser a atividade que o distingue dos demais seres naturais, a partir da qual se desenvolve sua própria humanidade como produção histórica e não como mero desenvolvimento da natureza."

Esta alternativa está correta ao afirmar que o trabalho é a atividade que fundamenta o ser social e o distingue dos outros seres naturais, envolvendo uma produção histórica. A perspectiva aqui é ampla e abrange a compreensão do trabalho como algo fundamental à condição humana e seu desenvolvimento.

Alternativa C: "É preciso olhar a realidade na perspectiva de totalidade, compreender as diferentes dimensões que compõem a vida social e que mantêm com o trabalho uma relação de dependência ontológica, de autonomia e de mútuas determinações."

Esta alternativa também está correta, pois aborda a necessidade de compreender a realidade social em sua totalidade, reconhecendo a relação complexa e interdependente entre trabalho e outras dimensões da vida social.

Alternativa D: "Supõe ressaltar que o capital, enquanto relação social subordina o metabolismo do ser humano com a natureza aos interesses da classe que exerce o domínio sobre a classe produtora da riqueza social, convertendo o trabalho em meio de dominação e exploração."

Esta alternativa está correta ao destacar a subordinação do trabalho e das relações sociais ao capital, ressaltando a exploração e dominação inerentes ao sistema capitalista.

Alternativa E: "Entender que a educação não é a força ideológica primária que consolida o capitalismo; tampouco ela é capaz de, por si só, fornecer uma alternativa emancipatória, pois, uma das suas principais funções tem sido a de produzir consensos. Assim, não se pode esperar da sociedade mercantilizada ações que estimulem as instituições de educação a romper a lógica do capital. Por isso, as soluções das práticas educacionais devem abarcar a totalidade da sociedade estabelecida."

Essa alternativa está correta ao reconhecer que a educação, por si só, não é suficiente para romper com a lógica capitalista, e que uma visão mais ampla e inclusiva da sociedade é necessária para mudanças significativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo