Na exploração de leite, quando os animais são mantidos em re...
Na exploração de leite, quando os animais são mantidos em regime de semiconfinamento ou de confinamento completo, é preciso planejar o melhor método de aproveitar esses dejetos e, consequentemente, a necessidade de se escolher o tipo de tratamento mais adequado. Sobre os tipos de manejo de dejetos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Compostagem.
2. Manejo em lagoas.
3. Esterco semi-sólido.
4. Esterco sólido.
5. Esterco líquido.
Coluna 2
( ) Baixa utilização de mão de obra e liberação de máquinas e equipamentos caros, como trator e implementos para outras atividades, são algumas vantagens deste tipo de manejo.
( ) É um processo de digestão aeróbia da matéria orgânica por microrganismos em condições favoráveis de temperatura, umidade, aeração, pH e qualidade da matéria-prima disponível.
( ) Neste sistema, normalmente, não se faz nenhum tipo de processamento ou tratamento prévio do esterco antes de sua disposição no solo.
( ) Este sistema demanda maior quantidade de mão de obra e equipamentos, porém apresenta baixas perdas de nutrientes. O armazenamento normalmente é feito em tanques ou fossas abaixo ou acima do nível do solo.
( ) Este sistema produz um lodo que é rico em microrganismos biológicos e em nutrientes como fósforo (P) e nitrogênio (N) e devem ser aproveitados para adubação orgânica e/ou preparação de composto orgânico de alto valor agrícola, porém ele apresenta algumas desvantagens, entre elas, que ele exige elevados requisitos de área para sua construção.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: