Ao discutir o desenvolvimento da moralidade infantil em uma...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra D
A questão aborda o desenvolvimento da moralidade infantil sob a ótica construtivista de Jean Piaget, um dos mais influentes teóricos na área da psicologia e educação. Piaget postula que as crianças passam por estágios de desenvolvimento cognitivo e moral, e que a autonomia é um conceito central na última fase desse desenvolvimento moral. Para Piaget, a criança autônoma é aquela que conseguiu internalizar as regras e age de acordo com princípios universais de justiça e respeito mútuo, não mais dependendo de fatores externos como punições ou recompensas.
Para resolver essa questão, é necessário entender as características do pensamento autônomo, conforme descrito por Piaget. A alternativa correta é a Letra D, que afirma que a criança governa a si mesma, é responsável pelos seus atos, e leva em conta o outro antes de tomar uma decisão. Este é um resumo preciso de como Piaget caracterizou a autonomia moral, onde a criança autônoma age com base em uma moralidade interna e uma compreensão das relações recíprocas, e não porque está sendo observada ou espera qualquer forma de recompensa ou punição externa.
As outras alternativas (A, B, C e E) referem-se a fases anteriores do desenvolvimento moral ou a conceitos errôneos sobre autonomia. Elas descrevem ações baseadas no medo de punições, perda de amor, desejo de aprovação, ou a submissão a uma autoridade unilateral, que não estão alinhadas com a ideia de moralidade autônoma de Piaget.
Compreender a teoria de Piaget é vital para educadores e psicólogos, pois oferece um framework para entender como as crianças desenvolvem sua capacidade de julgar o certo e o errado e como elas aprendem a se comportar de maneira socialmente responsável e ética.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ao discutir o desenvolvimento da moralidade infantil em uma perspectiva construtivista, com base nos estudos de Piaget, a autora Vinha (1999) afirma que a criança autônoma
D
governa a si mesma, é responsável pelos seus atos e leva em conta o outro antes de tomar uma decisão.
Acertei,mas primeira vez que ouço falar sobre isso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo