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Q1019381 Português

                                           [Formas de ler]


      Antigamente eu apanhava e largava um livro sem me preocupar com outra coisa que não as parcelas de realidade e de fantasia encerradas naquele maço de folhas impressas. Mais aberto à emoção, reparava menos na técnica; atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor.

      A leitura profissional, os estudos de literatura e algumas incursões no campo da crítica acabaram com esse leitor irresponsável. Hoje, ao pegar um livro, penso no homem que se encontra atrás das frases, em suas ambições e seus objetivos, seus materiais e ferramentas. O que antes se me apresentava como a beleza imaterial de uma flor ou de uma nuvem, soltas no tempo e no espaço, depara-se-me como o produto de um artesanato e a manifestação de uma vontade inteligente.

      Por isso dificilmente leio agora um livro isolado em si mesmo. Vem-me logo a vontade de percorrer outras obras do escritor, de aferrar nelas os traços de uma personalidade diferente das outras, de chegar ao canal misterioso que une a criação ao criador. Daí também uma curiosidade biográfica, como se a vida do autor necessariamente encerrasse um segredo, uma chave para a compreensão da obra.


(RÓNAI, Paulo. Como aprendi o Português e outras aventuras. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014, p. 137) 

No terceiro parágrafo, o autor avalia a relação existente entre a biografia e a obra de um autor e conclui que
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GABARITO: B

Podemos encontrar a resposta no final do terceiro parágrafo:

Daí também uma curiosidade biográfica, como se a vida do autor necessariamente encerrasse um segredo, uma chave para a compreensão da obra.

Ou seja: segundo o autor, a biografia de um escritor atrai por supostamente conduzir ao sentido de uma obra.

GABARITO: LETRA B

Por isso dificilmente leio agora um livro isolado em si mesmo. Vem-me logo a vontade de percorrer outras obras do escritor, de aferrar nelas os traços de uma personalidade diferente das outras, de chegar ao canal misterioso que une a criação ao criador. Daí também uma curiosidade biográfica, como se a vida do autor necessariamente encerrasse um segredo, uma chave para a compreensão da obra.

→ primeiramente temos a suposição do autor do texto, não há uma confirmação;

→ a biografia de um escritor (CURIOSIDADE BIOGRÁFICA) atrai por supostamente conduzir ao sentido de uma obra (CHAVE DE COMPREENSÃO DA OBRA).

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

#Análise das alternativas com erros marcados em negrito, ou melhor, em vermelho (rs):

A) o interesse de uma obra está justamente em minimizar a importância da biografia.

Incorreta. Pelo contrário, o autor relata que, sob uma nova perspectiva de apreciação dos livros, agora procura entender com profundidade a relação entre a obra e a biografia do autor - conforme enxerto a seguir: "[...]de chegar ao canal misterioso que une a criação ao criador." - e não "minimizar" essa inter-relação tão importante.

B) a biografia de um escritor atrai por supostamente conduzir ao sentido de uma obra.

Correta. É o exatamente isso, conforme enxerto a seguir: "Daí também uma curiosidade biográfica, como se a vida do autor necessariamente encerrasse um segredo, uma chave para a compreensão da obra."

C) é mínima a probabilidade de uma relação de interdependência entre ambas.

Incorreta. Pelo contrário também, o autor percebe que há um elo forte entre a obra e quem a cria - consoante trecho a seguir: "[...]de chegar ao canal misterioso que une a criação ao criador." Ou seja, não há essa interdependência "mínima" descrita pela assertiva.

D) os aspectos técnicos de uma obra decorrem da escolaridade do autor.

Incorreta. Clara extrapolação da banca, uma vez que não há inferências relacionadas à "escolaridade do autor" no texto.

E) em cada uma de suas obras um autor se aprofunda em sua personalidade essencial.

Incorreta. Essa talvez poderia ser a assertiva que gerasse mais dúvida na hora da prova, caso a analisássemos com desatenção. De acordo com o texto, a leitura das obras de um determinado autor mostra as diversas personalidades que ele adota em cada livro, isto é, como se cada obra fosse a expressão de uma "nova" personalidade de um mesmo autor, e não uma ideia de "personalidade essencial", como é discutido pela assertiva. A justificativa está no enxerto a seguir: "[...]Vem-me logo a vontade de percorrer outras obras do escritor, de aferrar nelas os traços de uma personalidade diferente das outras, [...]"

Gabarito: item "B"

Espero humildemente ter ajudado. :D

"Como se" - ideia de supostamente.

Ainda não convencido do erro da "E".

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