Acerca da relação entre educação, escola e sociedade, anali...
Instrução: Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir.
De acordo com Libâneo: A luta pela escola pública obrigatória e gratuita para toda a população tem sido bandeira constante entre os educadores brasileiros, sobressaindo-se temas sobre funções sociais e pedagógicas, como a universalização do acesso e da permanência, o ensino e a educação de qualidade, o atendimento às diferenças sociais e culturais, e a formação para a cidadania crítica. Entretanto, têm-se observado, nas últimas décadas, contradições mal resolvidas entre quantidade e qualidade em relação ao direito à escola, entre aspectos pedagógicos e aspectos socioculturais, e entre uma visão de escola assentada no conhecimento e outra, em suas missões sociais. Ressalta-se, também, a circulação de significados muito difusos para a expressão qualidade de ensino, seja por razões ideológicas, seja pelo próprio significado que o senso comum atribui ao termo, dependendo do foco de análise pretendido: econômico, social, político, pedagógico etc. O próprio campo educacional, nos âmbitos institucional, intelectual e associativo, está longe de obter um consenso mínimo sobre os objetivos e as funções da escola pública na sociedade atual.
(LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.)
I. O conceito de desenvolvimento humano tem sido uma categoria essencial para as formulações das agências internacionais para o campo da educação.
II. Pesquisadores que se identificam com a Pedagogia Histórico-Crítica defendem a prevalência, no currículo escolar, da formação cultural e científica.
III. Pesquisadores que se identificam com as ideias pedagógicas de Paulo Freire valorizam, no currículo escolar, experiências socioculturais vividas em situações educativas (cultivo da diversidade, práticas de compartilhamento sociocultural, ênfase no cotidiano etc.), com objetivos formativos.
IV. Cabe aos técnicos das agências internacionais definir, em função das exigências da sociedade, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos específicos para serem reproduzidos por todas as escolas da Educação Básica do país.
A partir da perspectiva adotada por Libâneo, está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - II e III, apenas.
A questão em análise aborda a relação entre educação, escola e sociedade, mais especificamente no que se refere às concepções pedagógicas e suas influências no currículo escolar. Para respondê-la, é necessário um conhecimento sobre as teorias pedagógicas contemporâneas, como a Pedagogia Histórico-Crítica e as ideias de Paulo Freire, bem como entender o papel das agências internacionais no campo da educação.
Afirmativa I: Menciona o conceito de desenvolvimento humano como essencial nas formulações das agências internacionais para a educação. Esta afirmativa é verdadeira, mas não se relaciona diretamente com as ideias de Libâneo mencionadas no texto. O desenvolvimento humano pode ser uma preocupação das agências internacionais, porém o foco do texto é mais centrado nas contradições e desafios da educação brasileira.
Afirmativa II: A Pedagogia Histórico-Crítica defende a formação cultural e científica no currículo escolar. Esta afirmativa está correta e está alinhada com o pensamento de Libâneo, que defende uma escola que seja centrada no conhecimento, promovendo uma educação crítica e reflexiva.
Afirmativa III: Os seguidores das ideias pedagógicas de Paulo Freire valorizam experiências socioculturais no currículo escolar, o que inclui a diversidade e práticas de compartilhamento sociocultural. Esta afirmativa também está correta e é consistente com a visão de Libâneo sobre a necessidade de atender às diferenças sociais e culturais, formando para a cidadania crítica.
Afirmativa IV: Sugere que as agências internacionais devem definir os conteúdos e metodologias específicos para todas as escolas. Esta afirmativa está incorreta, pois contraria o pensamento de Libâneo que critica a visão homogeneizadora da educação e enfatiza a importância da contextualização e da atenção às realidades locais nas práticas educativas.
Portanto, as afirmativas II e III são as que estão em consonância com a perspectiva de Libâneo expressa no texto fornecido, justificando a escolha da alternativa C como a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo