Sobre o inquérito civil, segundo a normativa que rege a maté...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1019413 Legislação Federal
Sobre o inquérito civil, segundo a normativa que rege a matéria, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para quem, assim como eu, achou estranha a resposta apontada como correta, a fundamentação legal está contida no art. 7,§ 2º da Res.13 do CNMP, ora reproduzida parcialmente na alternativa b. Só que esta Resolução foi REVOGADA expressamente pela Res. 181 do CNMP.

Magistrado baiano, essa previsão ainda se encontra vigente sim... Só que em outra resolução do CNMP, a de nº 23/2007 (http://www.cnmp.mp.br/portal/images/Resolucoes/Resoluo-0231.pdf). Achei estranho a banca cobrar uma disposição tão específica, mas coloco abaixo o teor do dispositivo:

Art. 6º, § 11. O defensor constituído nos autos poderá assistir o investigado durante a apuração de infrações, sob pena de nulidade absoluta do seu depoimento e, subsequentemente, de todos os elementos investigatórios e probatórios dele decorrentes ou derivados, direta ou indiretamente, podendo, inclusive, no curso da respectiva apuração, apresentar razões e quesitos. (Incluído pela Resolução n° 161, de 21 de fevereiro de 2017)

Sobre a alternativa a (que eu inclusive marquei inicialmente hehe): a regra é a publicidade dos atos do inquérito civil, os quais só podem ser limitados nos casos em que haja sigilo legal ou em que a publicidade possa acarretar prejuízo às investigações, devendo a decretação de sigilo, em ambas as hipóteses, ser devidamente fundamentada.

O principio da publicidade está na Res 23/2007, Art. 8º Em cumprimento ao princípio da publicidade das investigações, o membro do Ministério Público poderá prestar informações, inclusive aos meios de comunicação social, a respeito das providências adotadas para apuração de fatos em tese ilícitos, abstendo-se, contudo de externar ou antecipar juízos de valor a respeito de apurações ainda não concluídas.

Inquérito civil:

1) Titularidade exclusiva do Ministério Público.

2) Objetivo: apuração dos fatos que possam autorizar a tutela dos interesses ou direitos a cargo do Ministério Público, servindo como preparação para o exercício as atribuições inerentes às funções institucionais.

3) Configura um procedimento preparatório destinado a viabilizar o exercício responsável da ação civil pública.

Características do inquérito civil:

1) Instrumento exclusivo do Ministério Público.

2) Procedimento administrativo (natureza inquisitiva): não há acusação = sem necessidade de contraditório e ampla defesa.

3) Instauração por meio de portaria.

4) Instaurado de ofício ou mediante provocação.

5) Natureza unilateral ou facultativa.

6) Não é condição de procedibilidade.

7) Prazo de duração: 1 ano, prorrogável pelo mesmo prazo e quantas vezes forem necessárias, por decisão fundamentada.

8) Formalidade restrita: as normas que disciplinam a sua instauração e tramitação têm apenas caráter administrativo e de organização interna e institucional, razão pela qual sua inobservância não determina a invalidade da ação eventualmente proposta.

9) Publicidade mitigada: há possibilidade de imposição de sigilo a todo o procedimento ou em relação a dados, pessoas, provas, períodos ou fases.

10) Poderes investigatórios: poder de requisição, notificação, oitiva de testemunha, etc.

11) Eventual irregularidade existente no inquérito civil não macula o processo judicial. Não se aplica a teoria dos frutos da arvore envenenada.

Controle judicial das medidas adotadas no inquérito civil:

1) Via de regra, é o mandado de segurança, mas é possível habeas corpus.

2) Trancamento do inquérito civil (situações excepcionais): atipicidade da conduta, causa extintiva de punibilidade, ausência de indícios de autoria.

Resultados do inquérito civil:

1) Arquivamento: homologação por órgão revisional " remessa no prazo de 3 dias contados da comprovação da efetiva cientificação pessoal dos interessados. Impossibilidade de arquivamento implícito.

2) Assinatura de termo de ajustamento de conduta.

3) Ajuizamento de medida judicial cabível.

Acredito que a letra E tá errada pq recomendação não faz parte do percurso natural do inquérito civil

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo