O arquivo intermediário justifica-se por questões econômicas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26035 Arquivologia
O arquivo intermediário justifica-se por questões econômicas. É uma forma de armazenamento de documentos mais barata que aquela feita nos setores de trabalho da organização. Com relação ao arquivo intermediário, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar item a item para encontrar os erros:

A) Os documentos são mantidos nos arquivos intermediários quando apresentam baixo valor primário

B) O acesso aos documentos é restrito nos arquivos intermediários, igualmente como ocorre com os arquivos correntes. 

C) A descentralização física dos arquivos intermediários não é possível, considerando a baixa frequência de uso dos documentos. 

D) A tabela de temporalidade deve ser aplicada obrigatoriamente, especialmente no que tange à destinação de documentos, onde a maioria iniciará desta fase.. 

E) Os documentos são transferidos aos arquivos intermediários pela presença de valores legais, fiscais ou técnicos. 

Portanto está correta a alternativa de letra "E".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Os documentos são mantidos nos arquivos intermediários quando apresentam alto valor secundário.=>Arquivo de segunda idade, intermediário ou limbo: constituído de documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los , para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado ,Segundo Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), como sendo a qualidade do documento baseada nas utilizações não imediatas ou científicasb) O acesso aos documentos é aberto ao público nos arquivos intermediários, diferentemente do que ocorre com os arquivos correntes, de acesso restrito aos acumuladores.=>TAMBÉM OCORRE NOS ARQUIVOS CORRENTES.c) A descentralização física dos arquivos intermediários é resultado da grande frequência de uso dos documentos nessa fase do arquivo.=>O USO MAIS FREQUENTE É NA FASE CORRENTE.d) O fato de ser uma fase transitória impede a aplicação da tabela de temporalidade nos arquivos intermediários.=> HA APLICAÇÃO DA TABELAe) Os documentos são transferidos aos arquivos intermediários pela presença de valores legais, fiscais ou técnicos.=>AFIRMATIVO
Ai ai, eu ia colocar a letra "e"!!!!!
GESTÃO DE DOCUMENTOS INTERMEDIÁRIOSResponsável pela guarda física de documentos de uso poucofreqüente· Atendem as consultas aos órgãos/setores depositantes· Coordenam a transferência de documentos ao seu depósito· Aplicam a tabela de temporalidade para fins de eliminação ourecolhimento· Coordenam o recolhimento de documentos permanentespara o arquivo da 3ª idade.Os documentos transferidos ao Arquivo Intermediário, continuamsendo de posse dos setores que os transferiram· Podem consultá-lo· Podem tomá-lo emprestado· A consulta por 3º só é permitida se autorizada pela unidade que otransferiu· Geralmente o espaço físico (depósitos de arquivamentointermediário) são localizados fora do centro urbano. Mas devempermitir a conservação adequada contra incêndio, poluiçãoatmosférica, excesso de umidade e luz.
ah, se todos comentassem que nem Hamilton eu ia achar ótimo!!

 A Alternativa B está pelo seguinte motivo:

Durante a fase corrente, o acesso aos documentos é sim, de caráter restrito, mas os que têm acesso aos documentos são os usuários do setor e não os acumuladores, como diz a questão. 

Importante salientar que o caráter restrito do acesso não impede que pessoas devidamente autorizadas possam fazer consultas aos documentos.

 

Bons estudos

:)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo