A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - com traumas emocionais graves
A questão em discussão refere-se à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que é um direcionamento do Ministério da Educação no Brasil, visando assegurar o acesso e a participação de todos os estudantes no contexto educacional, especialmente aqueles que apresentam características diferenciadas no espectro da aprendizagem e do desenvolvimento. A política é voltada para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação. Esses estudantes são reconhecidos por necessitarem de atendimento especializado para potencializar sua aprendizagem na escola regular.
Para acertar a questão, é necessário ter conhecimento sobre a definição de cada um dos grupos citados nas alternativas, conforme a política de inclusão. As alternativas A, B e D estão claramente contempladas na Política Nacional de Educação Especial:
- A deficiência se refere a condições que limitam as atividades e restringem a participação, requerendo adaptações e recursos de acessibilidade;
- Os transtornos globais do desenvolvimento se referem a um grupo de condições que incluem o autismo e síndromes relacionadas, que afetam a interação social, a comunicação e o comportamento;
- As altas habilidades/superdotação se referem a indivíduos que mostram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, artes e criatividade.
A alternativa correta, C, menciona estudantes com traumas emocionais graves. Este grupo não está explicitamente contemplado na política mencionada. Enquanto os traumas emocionais podem afetar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, eles não constituem uma categoria específica dentro da Educação Especial e não são o foco principal da política de inclusão, que se concentra mais diretamente nos grupos mencionados acima. Portanto, para questões de concursos públicos focados em Pedagogia e Temas Educacionais Pedagógicos, é essencial que o candidato esteja ciente das categorias de alunos que a política de inclusão visa atender diretamente.
Assim, a alternativa C é a que está correta porque os traumas emocionais graves não são abrangidos pelo conceito de Educação Especial na perspectiva da política nacional discutida, embora sejam, sem dúvida, uma questão importante a ser abordada dentro do contexto escolar por meio de outras políticas e apoios.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ALTERNATIVA CORRETA É: C - com traumas emocionais graves.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:
- Alternativa A (com deficiência): Está correta. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva visa garantir a inclusão de alunos com deficiência, oferecendo apoio e adaptações para que esses alunos possam participar plenamente do processo educacional.
- Alternativa B (com transtornos globais do desenvolvimento): Está correta. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento, como autismo, também são parte do público-alvo da educação inclusiva, buscando garantir o direito à educação desses alunos em ambiente escolar regular.
- Alternativa D (com altas habilidades/superdotação): Está correta. A inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação também está prevista na Política Nacional de Educação Especial, visando atender a essas necessidades específicas e proporcionar um desenvolvimento adequado.
- Alternativa C (com traumas emocionais graves): Está incorreta. Embora os traumas emocionais graves possam necessitar de apoio psicossocial, a Política Nacional de Educação Especial não tem como foco a inclusão de alunos com traumas emocionais graves. Esse tipo de suporte está relacionado a outras áreas de saúde mental e não à educação especial propriamente dita.
EM RESUMO: A inclusão escolar segundo a Política Nacional de Educação Especial foca em alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, mas não está diretamente voltada para alunos com traumas emocionais graves.
PONTOS CHAVE:
- A educação inclusiva abrange alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- Alunos com traumas emocionais graves não estão incluídos nesse contexto específico da política de educação especial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo