A complacência do pulmão é afetada em vários distúrbios res...
A complacência do pulmão é afetada em vários distúrbios respiratórios, como nas patologias enfisema e fibrose pulmonar. As curvas representadas no gráfico a seguir correlacionam-se com três condições: paciente com fibrose pulmonar, paciente com enfisema e indivíduo normal.
Considerando o gráfico precedente e os eventos associados ao
ciclo respiratório, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
· Complacência pulmonar pode ser definida como a capacidade dos pulmões de se expandirem e se contraírem durante o processo de respiração. Alta complacência pulmonar indica que os pulmões se expandem facilmente, mas apresentam dificuldade em retornar a conformação incial. Baixa complacência pulmonar indica que os pulmões apresentam dificuldade em se expandir.
· Pressão transpulmonar pode ser definida como a diferença entre a pressão nos alvéolos e a pressão pleural. Em situações normais, quanto maior a pressão transpulmonar, maior será a expansão dos pulmões. É responsável por manter os pulmões inflados e permitir as trocas gasosas.
a) Inspiração: pressão pleural diminui, aumentando a pressão transpulmonar, expandindo os pulmões.
b) Expiração: pressão pleural aumenta, diminuindo a pressão transpulmonar, contraindo os pulmões.
· Enfisema Pulmonar: ocorre alterações estruturais dos bronquíolos terminais (dilatação dos espaços aéreos e destruição da parede alveolar), resultando em diminuição da capacidade de desinflar e hiperinsulflação dos pulmões.
· Fibrose Pulmonar: ocorre a substituição dos alvéolos por tecido fibroso, comprometendo a expansibilidade dos pulmões, dificultando a respiração.
O gráfico apresentado é uma função do volume pulmonar (eixo Y) pela pressão transpulmonar (eixo X).Comparando-se a curva normal (ao centro) com as curvas 1 e 2, pode-se concluir:
· Curva 1: Quando a pressão transpulmonar aumenta, o volume pulmonar aumenta a uma taxa maior que a normal. Ou seja, o pulmão se expande mais que o esperado em condições saudáveis. Portanto, estamos diante de um quadro compatível com enfisema pulmonar.
· Curva 2: Quando a pressão transpulmonar aumenta, o volume pulmonar aumenta a uma taxa menor que a normal. Ou seja, o pulmão se expande menos que o esperado em condições saudáveis. Portanto, estamos diante de um quadro compatível com fibrose pulmonar.
Então, analisando as alternativas, temos:a) curva 1 representa uma condição de fibrose pulmonar na qual se observa um maior volume pulmonar em resposta ao aumento da pressão transpulmonar.
ERRADO: A curva 1 representa o enfisema pulmonar, na qual se observa um maior volume pulmonar em resposta ao aumento da pressão transpulmonar.
b) A curva 1 representa uma condição de enfisema na qual a destruição dos septos alveolares leva a uma maior complacência pulmonar.
CERTO: Correto, conforme explicado acima.c) Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna torna-se menor que a pressão do ar atmosférico.
ERRADO: Na expiração, o volume torácico diminui e a pressão interna torna-se maior que a pressão do ar atmosférico.d) No caso da fibrose pulmonar, observa-se uma maior capacidade pulmonar, resultante da deposição de fibras elásticas nos pulmões.
ERRADO: A fibrose pulmonar diminui a capacidade pulmonar, porque a deposição de fibras rígidas torna o pulmão menos expansível.e) A pressão transpulmonar é a pressão encontrada dentro dos alvéolos.
ERRADO: Conforme conceituado anteriormente, a pressão transpulmonar é a diferença entre a pressão nos alvéolos e a pressão pleural. A pressão nos alvéolos é denominada pressão alveolar.Gabarito: Letra B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sobre a letra C
Na verdade, durante a expiração, o volume torácico diminui e a pressão interna torna-se maior que a pressão atmosférica. Isso permite que o ar seja expelido dos pulmões para equalizar as pressões. Durante a inspiração, o volume torácico aumenta, permitindo que o ar entre nos pulmões devido à diminuição da pressão interna em relação à pressão atmosférica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo