A figura precedente esquematiza uma junção neuromuscular que...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968202 Biologia

Imagem associada para resolução da questão


A figura precedente esquematiza uma junção neuromuscular que envolve a parte terminal de um axônio motor e a membrana plasmática de uma fibra muscular. Com base na sequência de eventos ilustrada pela figura e no processo que resulta na contração muscular, assinale a opção correta. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz uma figura com o esquema de uma junção neuromuscular, e pede a alternativa correta em relação à sequência apresentada e no processo da contração muscular. O neurônio se constitui por uma região chamada corpo celular, onde ficam o núcleo e o citoplasma; os dendritos, ramificações que saem do corpo celular e que recebem informações de órgãos ou de outros neurônios; o axônio, prolongamento que leva a informação dos dendritos até os músculos, glândulas ou outro neurônio. A passagem de informações ocorre através dos botões sinápticos, localizados nas pontas ramificadas do axônio. Na contração muscular, as miofibrilas do músculo estriado são compostas por alguns filamentos de miosina (espessos) e alguns filamentos de actina (finos), que se alternam entre as regiões escuras e claras do músculo. A contração muscular ocorre com o deslizamento dos filamentos finos (actina) entre os espessos, com a miosina formando ligações químicas (ATP e íons cálcio liberados para a miofibrila) com a actina. Quando esse movimento termina, os íons cálcio retornam ao retículo, as ligações entre a miosina e actina se rompem e ocorre o relaxamento do músculo. O sarcolema é a membrana plasmática de separação entre os meios interno, rico em íons potássio e externo, rico em íons sódio de uma fibra muscular. A junção neuromuscular transmite impulsos através de locais ativos. A região pré-sináptica possui canais de cálcio voltagem-dependente e vesículas sinápticas com média de 7mil neurotransmissores de acetilcolina (ACh). Esses canais se abrem com o potencial de ação na terminação nervosa, e o íon cálcio (Ca2+) entra no terminal, a ACh é liberada e se conecta ao receptor de acetilcolina (AChR)  que se encontra na extremidade da membrana muscular, gerando uma movimentação iônica pelos receptores AChR, iniciando uma resposta muscular (potencial de placa terminal – PPT) que produz a contração muscular. Os canais de potássio são voltagem-dependente e trazem a célula despolarizada ao seu estado inicial de repouso. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014; Soares, José L. Biologia no terceiro milênio. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998)

Pré-sináptico: 1 indica o axônio, 3 indica o grânulo de neurotransmissores
Pós-sináptico: 2 indica a membrana plasmática da fibra muscular, 4 indica o canal iônico, 5 indica a mitocôndria.

 



Fonte das imagens: sites medicina.net e unip.br, respectivamente.

 

Com base na sequência de eventos ilustrada pela figura e no processo que resulta na contração muscular, assinale a opção correta


A) A estrutura indicada pelo número 2 é o sarcolema do elemento pré-sináptico. Incorreta. A estrutura em número 2 indica o sarcolema do elemento pós-sináptico (membrana da fibra muscular), não aponta para o axônio, pré-sináptico.

B) O número 3 indica as vesículas sinápticas, ricas em canais iônicos voltagem-dependentes. Incorreta. O número 3 está indicando os neurotransmissores (ACh), e não apontam os canais iônicos presentes nas junções neuromusculares.



C) Os canais indicados pelo número 4 são canais iônicos regulados por ligantes e são conhecidos como receptores ionotrópicos. CORRETA. A indicação em 4 é de canais iônicos, que são regulados por proteínas ligantes e são voltagem-dependente, conhecidos por receptores ionotrópicos.



D) A exocitose das vesículas sinápticas é resultado do aumento na concentração intracelular de AMP.  Incorreta. A exocitose das vesículas ocorre pelo potencial de ação nas terminações nervosas e a entrada do íon cálcio, não é resultado de aumento de AMP (proteína ligante).



E) A junção neuromuscular caracteriza-se como uma sinapse elétrica na qual a acetilcolina abre canais voltagemdependentes. Incorreta. A junção neuromuscular é uma sinapse química, que depende de potencial de ação para liberar neurotransmissores (acetilcolina) e realizar a contração muscular.


 
Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Indicações do Esquema:

1 - Terminal Pré Sináptico

2 - Sarcolema (pré sináptico está no 1)

3 - Vesícula Sináptica (transportam as proteínas que se ligarão aos íons de cálcio)

4 - Receptor se Acetilcolina Nicotínico (Canais Iônicos ou Receptores Inotrópicos)

5 - Mitocôndrias

Os canais indicados pelo número 4 são canais iônicos regulados por ligantes e são conhecidos como receptores ionotrópicos.

LETRA C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo