Trata-se de lesões caracterizadas por infiltração h...
Trata-se de lesões caracterizadas por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para sua ocorrência, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, o que permite o extravasamento sanguíneo. Em geral, são superficiais, mas podem surgir nas massas musculares, nas vísceras e no periósteo.
A variedade de lesão produzida por ação perfurante que o texto descreve é o(a)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: B
A - encravamento: “É uma modalidade de ferimento produzida pela penetração de um objeto afiado e consistente, em qualquer parte do corpo”
B - equimose: são derrames sanguíneos nos quais o sangue extravasado se infiltra e coagula nas malhas dos tecidos do corpo. As equimoses podem ser superficiais ou profundas.
C - escoriação: são lesões simples, que ocorrem na camada mais superficial da pele, por exemplo uma perna ralada em uma criança, sem perda ou destruição do tecido.
D - hematoma: é a coleção hemática produzida pelo sangue extravasado, o qual afasta a trama dos tecidos, formando uma cavidade (chamada de cavidade neoformada). Se houver plano ósseo por baixo (ex: osso frontal, “testa”) forma uma bossa (“galo”).
E - bossa sanguínea: É o derramamento de sangue (proveniente de vaso vermelho) numa região pequena do tecido subcutâneo (embaixo da pele), delimitada por outras estruturas impermeáveis, como, por exemplo, osso.
Equimose*
ação perfurante?
GAB: B
- EQUIMOSE (o correto é EQUIMOSE - não tem "s")
O trauma causa o EXTRAVASAMENTO DO SANGUE DOS VASOS SANGUÍNEOS havendo assim, INFILTRAÇÃO DO SANGUE NAS MALHAS DOS TECIDOS, de maneira que a EQUIMOSE É VISTA ATRAVÉS DE UMA LÂMINA DE TECIDO
perfurante? não entendi
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo