Ricardo foi visto por Wilson praticando delito de roubo. Tão...
Ricardo foi visto por Wilson praticando delito de roubo. Tão logo viu a ocorrência do crime, Wilson chamou a polícia, que, por sua vez, após atender às formalidades legais, saiu prontamente em perseguição de Ricardo. Considerando-se que a perseguição foi ininterrupta, a polícia conseguiu efetuar a prisão em flagrante em situação em que se fazia presumir ser Ricardo o autor da infração. Nessa hipótese, classifica-se a prisão em flagrante como flagrante
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conceitos básicos sobre a prisão em flagrante
- Flagrante próprio/perfeito/real: Está cometendo delito ou acabou de cometer
- Flagrante Impróprio/imperfeito/quase flagrante: Teve perseguição
- Flagrante presumido/assimilado: Encontrado logo depois, pode ser com objetos ou afins
Em complemento à resposta do colega.O flagrante esperado é aguardar em tocaia até que o individuo apareça,enquanto o flagrante preparado é ilegal,crime impossível,um crime de ensaio.
Cpp
Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem:
I - está cometendo a infração penal; (Flagrante próprio)
II - acaba de cometê-la; (Flagrante próprio)
III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; (Flagrante impróprio)
IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. (Flagrante ficto/ Presumido)
O artigo 302 do Código de Processo Penal brasileiro define as situações em que uma pessoa é considerada em flagrante delito.
As modalidades de flagrante são:
- Flagrante próprio (inciso I): Quando a pessoa está cometendo a infração penal.
- Flagrante próprio (inciso II): Quando a pessoa acaba de cometer a infração penal.
- Flagrante impróprio (inciso III): Quando a pessoa é perseguida logo após o crime, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em circunstâncias que façam presumir que ela seja a autora da infração.
- Flagrante ficto ou presumido (inciso IV): Quando a pessoa é encontrada, logo depois do crime, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que indiquem ser ela a autora da infração.
Quanto ao flagrante próprio (durante ou logo depois), impróprio (com perseguição do Datena) ou ficto/presumido (encontrou o amostradinho com objetos) não há dúvida. Importante saber diferenciar o flagrante esperado do flagrante preparado.
- Flagrante esperado é a famosa "tocaia" e é legal.
- Flagrante preparado é o caso de crime impossível ou crime de ensaio, trata-se de conduta ilegal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo