Um conjunto de situações e fatores com potencial de agir sin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1024571 Fisioterapia
Um conjunto de situações e fatores com potencial de agir sinergicamente para a expansão e o fortalecimento do Método Canguru em todo o país pode ser identificado na análise dos últimos cinco anos. Dentre eles, podem ser destacados, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão aborda o tema do Método Canguru, uma estratégia de cuidados neonatais centrada no contato pele a pele entre o bebê e a mãe ou outro cuidador. Para responder corretamente, é necessário conhecimento sobre políticas públicas e programas de saúde no Brasil que possam interferir na implementação e fortalecimento desse método.

A alternativa D destaca a Implantação do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia – APICE ON. Embora importante, esse projeto visa a ampliação do acesso a recursos físicos, estruturais e tecnológicos na assistência obstétrica e neonatal, mas não é diretamente relacionado ao fortalecimento do Método Canguru, que foca mais em práticas humanizadas e centradas no contato pele a pele. Portanto, é a exceção correta.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: O processo de implantação da Rede Cegonha fortalece a assistência humanizada ao parto, ao nascimento e ao cuidado neonatal. Esse programa apoia diretamente o Método Canguru ao promover práticas que garantem a saúde e o bem-estar de mães e bebês, facilitando a adoção de cuidados humanizados.

Alternativa B: A consolidação da Política Nacional de Humanização como eixo condutor nas redes de atenção também é um fator que fortalece o Método Canguru. Isso ocorre porque essa política promove boas práticas e o apoio institucional necessário para a implementação de cuidados humanizados, dos quais o Método Canguru é um exemplo claro.

Alternativa C: O fortalecimento técnico da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno reforça a adoção de práticas neonatais avançadas e humanizadas. A presença de neonatologistas reconhecidos e a mobilização da comunidade científica contribuem significativamente para a implementação e expansão do Método Canguru.

Portanto, a alternativa D é correta ao identificar que, embora importante, a Implantação do Projeto APICE ON não se relaciona diretamente com o fortalecimento do Método Canguru.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Um conjunto de situações e fatores com potencial de agir sinergicamente para a expansão e o fortalecimento do Método Canguru (MC) em todo o país pode ser identificado na análise dos últimos cinco anos. Entre eles, podem ser destacados:

(1) o processo de implantação da Rede Cegonha (cuidado com “o modo de fazer” e oferta de apoio institucional nos territórios) demonstra que seu objetivo não se limitou à expansão da capacidade instalada que, inevitavelmente, contribuiria para “mais do mesmo”;

(2) consolidação da Política Nacional de Humanização como eixo condutor nas redes de atenção garantindo o apoio institucional para a implementação das boas práticas;

(3) um novo ciclo de fortalecimento técnico da CGSCAM que, mais uma vez, reforça seus quadros com neonatologistas nacionalmente reconhecidos e com ampla capacidade de mobilização de seus pares e da comunidade científica no campo neonatal;

(4) trabalho sistemático da CGSCAM visando à maior articulação com os hospitais universitários e com a Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN) para ações conjuntas na qualificação e na humanização do cuidado neonatal, incluindo a valorização desses espaços na disseminação do Método.

Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido : Método Canguru : manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo