O hemograma na anemia ferropriva passa por duas fases evolut...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - normocítica normocrômica e a segunda fase é a microcítica e hipocrômica.
A questão aborda as fases evolutivas do hemograma na anemia ferropriva, que é uma condição causada pela deficiência de ferro. Compreender essas fases é fundamental para o diagnóstico e acompanhamento dessa anemia.
Anemia ferropriva passa por duas fases principais no hemograma:
Fase 1: Normocítica Normocrômica
No início da deficiência de ferro, os glóbulos vermelhos ainda mantêm um tamanho normal (normocítica) e uma coloração normal (normocrômica) porque o corpo está usando suas reservas de ferro para manter a produção de hemoglobina. Nesse estágio, a anemia ainda não é aparente clinicamente.
Fase 2: Microcítica Hipocrômica
Com a persistente deficiência de ferro, o corpo esgota suas reservas, levando à produção de glóbulos vermelhos menores que o normal (microcítica) e com uma concentração menor de hemoglobina (hipocrômica), o que reflete claramente no hemograma. Este é o estágio clássico da anemia ferropriva.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
B - normocítica normocrômica e a segunda fase é a macrocítica hipocrômica. Essa alternativa está incorreta porque anemia ferropriva não apresenta fase macrocítica. Macrocítico sugere aumento de volume das hemácias, o que não ocorre na deficiência de ferro.
C - normocítica normocrômica e a segunda fase é a microcítica hipercrômica. Esta opção é incorreta. Na anemia ferropriva, as hemácias se tornam hipocrômicas, não hipercrômicas. Hipercrômica indica um aumento de hemoglobina dentro da célula, o que não é compatível com a falta de ferro.
D - macrocítica hipercrômica e a segunda fase é a normocítica normocrômica. Esta alternativa é incorreta. Ambas as descrições de fases não se aplicam à anemia ferropriva. Macrocítico e hipercrômico são mais indicativos de outras condições, como anemias megaloblásticas.
E - macrocítica normocrômica e a segunda fase é a normocítica normocrômica. Esta alternativa também está incorreta, pois não reflete as alterações hematológicas típicas da anemia ferropriva.
É essencial saber reconhecer as fases hematológicas de certas condições, como a anemia ferropriva, para se chegar a um diagnóstico correto e um tratamento adequado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A. 1ª fase normocítica e normocrômica, mas com RDW aumentado, ferro sérico normal e ferritina diminuída; 2ª fase hipocrômica e microcítica, com RDW aumentado, ferro e ferritina baixos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo