Gomes (2002) analisa as relações entre desenvolvimento e ap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1749143 Pedagogia
Gomes (2002) analisa as relações entre desenvolvimento e aprendizagem referentes às abordagens psicológicas, focalizando suas consequências na sala de aula. Considerando as reflexões feitas pela autora sobre essas relações e suas consequências pedagógicas, é incorreto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

A questão aborda as diferentes abordagens psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, enfatizando como essas teorias influenciam a prática pedagógica na sala de aula. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento sobre as principais teorias psicológicas aplicadas à educação, como as abordagens piagetiana, sociocultural, inatista/gestaltista e ambientalista/behaviorista.

Justificativa da Alternativa Correta:

C - Na abordagem inatista/gestaltista, o foco da avaliação é o processo, embora não se leve em consideração os erros dos alunos.

A alternativa é incorreta porque a abordagem inatista/gestaltista valoriza a compreensão integral dos fenômenos e leva em consideração os erros dos alunos como parte do processo de aprendizagem. Os erros são vistos como elementos naturais e importantes para a construção do conhecimento, ajudando a identificar padrões e reorganizar percepções.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Na abordagem piagetiana, os “erros” dos alunos são considerados como integrantes do processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o que os alunos já sabem sobre os conteúdos escolares e sinalizando para o professor sobre o que ainda deve ser ensinado.

Essa afirmação está correta. Na teoria de Piaget, os erros dos alunos são vistos como uma parte essencial do processo de aprendizagem, pois refletem o estágio de desenvolvimento cognitivo em que o aluno se encontra. Esses erros fornecem ao professor informações valiosas sobre o que os alunos já compreenderam e o que ainda precisam aprender.

B - Na abordagem sociocultural, a intervenção do professor é considerada fundamental no processo de construção do conhecimento – por ter mais experiência, conhecer mais sobre o assunto – assim como as trocas entre as crianças.

Essa afirmação está correta. Na abordagem sociocultural, proposta por Vygotsky, a interação social e a mediação do professor são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. O professor, com mais conhecimento e experiência, desempenha um papel essencial na orientação e no suporte ao aluno, enquanto as interações entre as crianças também promovem a aprendizagem.

D - Na abordagem ambientalista/behaviorista, o professor é considerado o centro do processo de ensino e aprendizagem; ele ensina e o aluno aprende por meio da transmissão de conteúdos estabelecidos pelo currículo e planejados pelo educador.

Essa afirmação está correta. Na abordagem behaviorista, o professor assume um papel central como transmissor de conhecimento. O processo de aprendizagem é visto como uma mudança de comportamento resultante de estímulos e reforços. O aluno é considerado um receptor passivo do conhecimento transmitido pelo professor.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo