Quatro meses após ser sancionado pelo presidente Michel Tem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q990834 Direito do Trabalho
Quatro meses após ser sancionado pelo presidente Michel Temer, entrou em vigor a nova lei trabalhista trazendo mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As novas regras valem para todos os contratos de trabalho vigentes, tanto antigos como novos, segundo o Ministério do Trabalho.
(http://twixar.me/Bb63. Adaptado)
Entre as principais mudanças, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B) Art. 134 da CLT

§ 1   Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um.                

Gabarito: D

Para responder corretamente é preciso focar no que foi mudado pela nefasta e prejudicial reforma trabalhista, uma vez que o afirmado na letra B, apesar de correto, não foi alterado pela Lei nº 13.467, de 2017.

A letra E também está errada, pois o intervalo mínimo passou a ser de 30 minutos, apesar do texto do art. 71,

CLT, Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho, observados os incisos III e VI do caput do art. 8º da Constituição, têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre: (...)

III - intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo