Com relação aos sistemas eleitorais majoritários e proporcio...
Com relação aos sistemas eleitorais majoritários e proporcionais, julgue o item subsequente.
É teoricamente possível, em um sistema eleitoral distrital, que
o partido que tenha a maioria dos votos eleja seus candidatos
em todos os distritos, conquistando 100% dos assentos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - Certo
Vamos entender melhor a resposta correta e o tema abordado na questão.
Os sistemas eleitorais são mecanismos que determinam como os votos são convertidos em assentos dentro de um órgão legislativo. Existem diversos tipos de sistemas eleitorais, mas os dois principais abordados na questão são os majoritários e os proporcionais.
No sistema eleitoral majoritário, os candidatos ou partidos que obtêm a maioria dos votos em cada distrito eleitoral ganham os assentos. Pode ser aplicado de duas formas principais: o sistema majoritário simples (ou sistema de pluralidade) e o sistema de maioria absoluta (exigindo mais de 50% dos votos).
Por outro lado, o sistema proporcional visa distribuir os assentos de acordo com a proporção de votos recebidos por cada partido ou lista de candidatos. Isso significa que, se um partido obtém 40% dos votos, ele também deve obter aproximadamente 40% dos assentos.
A questão aborda especificamente uma situação teórica dentro de um sistema eleitoral distrital majoritário. Neste contexto, é possível que um partido que tenha a maioria dos votos em cada distrito acabe elegendo seus candidatos em todos os distritos, conquistando assim 100% dos assentos. Isso ocorre porque o sistema majoritário premia os candidatos que obtêm a maioria dos votos em cada distrito, não considerando a distribuição total dos votos em nível nacional.
Para ilustrar, imagine um país dividido em 10 distritos eleitorais. Se em cada distrito o Partido A obtiver uma pequena maioria, mesmo que o total de votos nacionais não seja tão expressivo, ele conseguirá eleger todos os representantes desses distritos, resultando em 100% dos assentos.
Assim, a alternativa correta é C - Certo, pois é teoricamente possível dentro de um sistema distrital majoritário que um partido com a maioria dos votos em cada distrito conquiste todos os assentos.
Resumo:
- Sistemas Majoritários: Premia o candidato ou partido com mais votos em cada distrito, podendo resultar na conquista de todos os assentos por um único partido, caso tenha a maioria em todos os distritos.
- Sistemas Proporcionais: Distribui os assentos de acordo com a proporção de votos, evitando a concentração de poder em um único partido.
Entender a diferença entre esses sistemas é fundamental para interpretar corretamente as questões em concursos públicos e outras avaliações sobre Ciência Política.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O voto distrital é, na mídia e nos meios políticos brasileiros, sinônimo de sistema eleitoral de maioria simples.
Esse é um sistema em que cada membro do parlamento é eleito individualmente nos limites geográficos de um distrito pela maioria dos votos (simples ou absoluta).
Para tanto, o país é dividido em determinado número de distritos eleitorais, normalmente com população semelhante entre si, cada qual elegendo um dos políticos que comporão o parlamento.
Esse sistema eleitoral se contrasta com o voto proporcional, no qual a votação é feita para eleger múltiplos parlamentares proporcionalmente ao número total de votos recebido por um partido, por uma lista do partido ou por candidatos individualmente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo