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Q1623864 Pedagogia
“(...) é uma festa ligada à 'linha de cura', realizada na Casa FantiAshanti no dia de Santa Luzia, para entidades femininas (moças e princesas). Segundo Pai Euclides, inspira-se nos bailes de São Gonçalo, santo casamenteiro, que é invocado na abertura e no encerramento do ritual. Apesar da festa exigir a presença de um sanfoneiro que toca músicas "abaionadas" (...). Na Casa FantiAshanti é dançado pelas filhas-de-santo incorporadas com entidades femininas, com a indumentária por elas usada nos 'toques' de mina antes da incorporação, acrescida da manta de miçanga usada pelas tobossis na Casa das Minas. Conforme Pai Euclides, surgiu no terreiro do Egito (já desaparecido) - fundado por uma africana de Cumassi, falecida em 1911 - onde, segundo Pai Jorge (Oliveira, J. 1989) era também denominado tenterém (...) foi também realizado em outros terreiros de São Luís oriundos do Terreiro do Egito: no do Engenho (já também desaparecido), no de Verônica ('guia'/mãe-pequena da casa e sua última zeladora), transferido para o interior do Estado do Maranhão. No primeiro era realizado para Bela Infância, entidade espiritual que ali comandava a linha de princesas, também homenageada na Casa Fanti-Ashanti - onde a festa surgiu no ano de 1973 e tornou-se regular a partir de 1980. foi também realizado em outros terreiros de São Luís oriundos do Terreiro do Egito: no do Engenho (já também desaparecido), no de Verônica ('guia'/mãe-pequena da casa e sua última zeladora), transferido para o interior do Estado do Maranhão. No primeiro era realizado para Bela Infância, entidade espiritual que ali comandava a linha de princesas, também homenageada na Casa Fanti-Ashanti - onde a festa surgiu no ano de 1973 e tornou-se regular a partir de 1980.”
FERRETI, Mudicarmo.Tambor de Mina Casa FantiAshanti/Ma. ECMA/1991.
O texto da antropóloga Mudicarmo Ferreti descreve qual ritual do Tambor de Mina?
Alternativas

Gabarito comentado

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A alternativa correta é a A - Baião.

Vamos entender por que essa é a alternativa correta e o que torna as outras incorretas.

O texto da antropóloga Mudicarmo Ferreti fala sobre uma festa ligada à "linha de cura" realizada na Casa Fanti-Ashanti no dia de Santa Luzia. O evento é para entidades femininas e é inspirado nos bailes de São Gonçalo, santo casamenteiro invocado na abertura e no encerramento do ritual. Apesar de a festa exigir a presença de um sanfoneiro que toca músicas "abaionadas", ou seja, músicas no estilo baião, o texto sugere claramente que o ritual em questão é o baião.

Aqui está a análise das outras alternativas:

B - Tambor de cura: Embora o texto mencione que a festa está ligada à "linha de cura", isso não é um indicativo de que o nome do ritual seja "Tambor de cura". A ligação com a "linha de cura" é um aspecto do evento, mas não define o nome do ritual.

C - Baião a Nossa Senhora Rainha do Céu: Esta alternativa mistura elementos que não combinam com o texto. Não há menção a Nossa Senhora Rainha do Céu no texto, o que a torna incorreta.

D - Toada de Voduns do Daomé: O texto não faz referência a Voduns do Daomé, que são entidades do culto de Vodum. A menção a este tipo de ritual não se encaixa com a descrição fornecida pela antropóloga.

Portanto, a alternativa A - Baião é a que melhor se ajusta ao contexto descrito no texto.

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