No processo de colonização do Brasil, considerações política...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q536389 Ciência Política
No processo de colonização do Brasil, considerações políticas levaram a Coroa Portuguesa à convicção de que era necessário colonizar a nova terra, sendo que a expedição de Martin Afonso de Souza foi um marco dessa nova diretriz.

Boris Fausto. Histórica Concisa do Brasil. São Paulo: Editora Edusp, 2012, p.18.


A respeito desse período e da referida política, julgue o  item  seguinte.


A Coroa Portuguesa dividiu o Brasil em 23 quinhões, por linhas paralelas ao equador, que se estendiam do litoral ao Meridiano de Tordesilhas. Assim, foram formadas as capitanias hereditárias
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos entender o contexto histórico e os motivos que levam à conclusão de que a alternativa é .

O processo de colonização do Brasil pela Coroa Portuguesa teve momentos cruciais. Um dos marcos importantes foi a expedição de Martim Afonso de Souza. Essa expedição, ocorrida em 1530, representou uma mudança na política de ocupação do território, buscando uma presença mais efetiva e sistemática.

Para administrar e colonizar o vasto território brasileiro, a Coroa Portuguesa implementou o sistema de em 1534. Este sistema dividia o território em grandes faixas, chamadas de capitanias, que foram doadas a nobres e pessoas de confiança do rei. Essas capitanias se estendiam desde o litoral até a linha imaginária do . A divisão foi feita de maneira vertical, ou seja, as linhas eram traçadas paralelas ao meridiano, partindo do litoral em direção ao interior.

A questão menciona que a Coroa Portuguesa dividiu o Brasil em 23 quinhões, por linhas paralelas ao equador. Isso está incorreto. As capitanias foram, na verdade, , e não 23, e não eram linhas paralelas ao equador, mas sim, perpendiculares a ele.

Vejamos a justificativa para a alternativa ser errada:

  • : "A Coroa Portuguesa dividiu o Brasil em 23 quinhões, por linhas paralelas ao equador".

    Como mencionado, as capitanias hereditárias eram 15 e foram divididas por linhas verticais, paralelas ao meridiano de Tordesilhas e não paralelas ao equador.

Portanto, a alternativa correta é a que indica que a afirmativa está , isto é, .

Espero que este comentário tenha ajudado a esclarecer os pontos principais sobre a divisão das capitanias hereditárias no Brasil. Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais detalhes sobre o tema, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Foram 15 capitanias.

 

Resposta: ERRADO.

Foram 14 capitanias

GABARITO ERRADO

Os portugueses decidiram dividir o território brasileiro em 15 faixas de terra, sendo cada uma responsabilidade do capitão-donatário

Chamadas de Capitanias Hereditárias.

O rei português decidiu dividir o território em 15 lotes, que foram distribuídos em 14 capitanias diferentes, cuja administração ficou sob responsabilidade dos capitães-donatários.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo