A taxa de juros fixada na reunião do COPOM é a meta para a t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q28786 Conhecimentos Bancários
O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi
instituído em 20/6/1996, com o objetivo de estabelecer as
diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A
criação desse comitê buscou proporcionar maior transparência e
ritual adequado ao processo decisório da instituição. Com relação
ao COPOM, julgue os itens seguintes.
A taxa de juros fixada na reunião do COPOM é a meta para a taxa SELIC (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil (BACEN). O tema central dessa questão é a taxa SELIC e seu relacionamento com o COPOM. Para entender esta questão, é importante saber que a taxa SELIC é a taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, que são apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

A alternativa correta é: C - certo

O enunciado afirma que a taxa de juros fixada nas reuniões do COPOM é a meta para a taxa SELIC. Esta taxa vigora durante todo o período entre as reuniões ordinárias do Comitê. Essa afirmação está correta porque, de fato, o COPOM define a meta para a taxa SELIC, que é a principal ferramenta de política monetária utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação e influenciar a economia. A taxa decidida pelo COPOM orienta as operações compromissadas e os financiamentos no mercado.

Por que outras alternativas estariam incorretas?

Se a alternativa dissesse que a taxa SELIC não é definida pelo COPOM, ou que ela não vigoraria durante todo o período entre as reuniões, essa afirmativa seria incorreta, pois o funcionamento da taxa SELIC é precisamente como descrito: ela é ajustada nas reuniões do COPOM e sua meta é seguida até a próxima reunião. Além disso, afirmar que a taxa SELIC não é uma meta estabelecida pelo COPOM mostraria falta de compreensão do papel do comitê na política monetária do país.

Portanto, a alternativa C é correta porque descreve precisamente a função do COPOM e a definição da meta para a taxa SELIC, que são fundamentais para a política monetária brasileira.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Formalmente, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação'". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.Fonte:BC
BANCO CENTRAL DO BRASILCIRCULAR 3.297Art. 1º O Comitê de Política Monetária (Copom), constituído no âmbito do Banco Central do Brasil, tem como objetivos implementar a política monetária, DEFINIR A META DA TAXA SELIC e seu eventual viés e analisar o Relatório de Inflação a que se refere o Decreto 3.088, de 21 de junho de 1999.
Típico do CESPE, o texto é exatamente a definição feita pelo BACEN em seu site:"Formalmente, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação'". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê."

O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão criado pelo Banco Central em 20 de junho de 1996, por meio da circular 2.698, e tem como objetivo estabelecer as diretrizes da politica monetaria e de definir a taxa básica de juros. Ainda, tem a competência específica de manipular a liquidez econômica, por meio dos instrumentos de política monetária.

O Copom é composto pelos oito membros da Diretoria Colegiada do Banco Central e é presidido pelo presidente da autoridade monetária Também integram o grupo de discussões os chefes de departamentos, consultores, o secretário-executivo da diretoria, o coordenador do grupo de comunicação institucional e o assessor de Imprensa.

CORRETA

Formalmente, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação'". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias. Fonte:Banco Central

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo