Com base na reserva legal qualificada estabelecida pela Cons...
Com base na reserva legal qualificada estabelecida pela Constituição Federal de 1988 (CF) acerca do sistema tributário nacional, julgue o item.
Cabe à lei complementar definir tributos e suas espécies,
para além daqueles já discriminados na Constituição.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
1) Enunciado da questão
A questão exige conhecimento sobre legislação tributária.
2) Base constitucional (CF de 1988)
Art. 146. Cabe à lei complementar:
III) estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:
a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes;
3) Exame da questão e identificação da resposta
Cabe à lei complementar definir tributos e suas espécies, para além daqueles já discriminados na Constituição. É o que dispõe o art. 146, inc. III, alínea “a”, da Constituição Federal.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CF/1988. Art. 146. Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:
a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes;
Caso não esteja equivocado, a questão faz referência a competência residual, prevista no Art. 154, inciso I da CF/88, segue:
Art. 154. A União poderá instituir:
I - mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição;
Questão mal formulada, podendo induzir o examinando a erro. A principio, os entes federados só podem instituir os tributos que já estão previsto na CRFB/88, a meu ver, esta se referindo aos impostos residuais de competência da União.
Gabarito da banca: Certo.
Porém...
O item está Errado.
A questão aborda o princípio da reserva legal qualificada e faz referência à competência da lei complementar no sistema tributário nacional. Conforme o art. 146, III, "a", da Constituição Federal de 1988, cabe à lei complementar estabelecer normas gerais de direito tributário, incluindo a definição de tributos e suas espécies, além de regular aspectos como fato gerador, base de cálculo e contribuintes dos impostos já discriminados na Constituição.
A lei complementar não tem o poder de criar novas espécies de tributos "para além daqueles já discriminados na Constituição". No entanto, o art. 154, I, da Constituição prevê a possibilidade de a União criar impostos residuais por meio de lei complementar, desde que sejam não cumulativos e não tenham o mesmo fato gerador ou base de cálculo dos tributos já previstos. Esse dispositivo se aplica exclusivamente à União e apenas no que diz respeito à criação de novos impostos, e não de outras espécies tributárias (como taxas ou contribuições).
Portanto, o item está incorreto porque extrapola o papel da lei complementar, que se limita à regulamentação dos tributos já existentes e não à criação de novas espécies tributárias fora do que já está previsto na Constituição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo