Um líder que exerce influência sobre seus subordinados, moti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386006 Administração Geral
Um líder que exerce influência sobre seus subordinados, motivando-os a realizar o trabalho em função de sua autoridade em puni-los ou recomendar-lhes punição, utiliza como base de poder a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Ao analisarmos a base de poder utilizada por um líder que influencia seus subordinados através da autoridade de punir ou recomendar punição, estamos falando sobre a Coerção. Este é um tipo de poder que se estabelece com base no medo que o subordinado tem das possíveis consequências negativas caso não siga as ordens ou expectativas.

Esta forma de poder se distingue das outras por emanar da aplicação ou da possibilidade de aplicar sanções. Em contraste, existem outros tipos de poder que são importantes de entender:

  • Recompensa: Este poder é baseado no benefício que alguém pode proporcionar, e as pessoas se submetem esperando receber algo valioso em troca.
  • Legítimo: Corresponde ao poder conferido pela posição hierárquica formal dentro de uma organização, aceitando-se a autoridade do cargo.
  • Talento: Relaciona-se ao poder de influência que uma pessoa tem devido à sua perícia, habilidade específica ou conhecimento.
  • Referência: Este poder se baseia na identificação ou admiração por alguém que possui recursos ou traços desejáveis, como o carisma.

Essas bases de poder foram propostas por French e Raven e ajudam a entender os diferentes mecanismos pelos quais as pessoas exercem influência umas sobre as outras.

Gabarito: Coerção (Letra C)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C.


Bem, esse aí é típico Líder de Torcida... risos


O estilo autocrático, o líder centraliza todas as decisões, sem pedir a participação dos seus subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc. A participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é muito limitada.


Fonte: Rodrigo Renn

Ótimo comentário da colega, mas acredito que a questão refere-se a Bases de Poder, proposta por French e Raven.
Então, vou colocar como complemento.

Segundo French e Raven, existem cinco bases ou fontes de poder, a saber:

*Coerção: É aquela baseada no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções.

*Recompensa: Baseada no benefício que outra pessoa pode ofertar. Vista como oposta ao poder de coerção. Uma pessoa se submete ao poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas.

*Legítimo: Representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.

*Talento: É a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui.

*Referência: Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

Fonte: Andreia Ribas

Bons estudos!!

Segundo Amitai Etzioni:


"Poder Coercitivo:

Baseia-se em punições.

O objetivo é controlar o comportamento"


A. Ribas

Por que não poderia ser legítimo? 

Para quem quiser aprofundar:
http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/cos24_poder_nas_organizacoes.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo