O Presidente da República vetou parcialmente o projeto de L...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316217 Direito Constitucional
O Presidente da República vetou parcialmente o projeto de Lei nº X e o devolveu ao Poder Legislativo.

Em relação a algumas medidas procedimentais a serem adotadas na análise do veto, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os motivos do veto devem ser comunicados ao Presidente da Câmara dos Deputados.
II. Na apreciação do veto, a rejeição exigirá o voto da maioria absoluta do total de Deputados e Senadores, sendo os votos computados igualitariamente e em conjunto.
III. Deliberando-se pela não manutenção do veto, o projeto será enviado para promulgação pelo Presidente da República.

Considerando a sistemática constitucional, está correto o que se afirma em 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão demandou conhecimento sobre o processo legislativo, especificamente acerca da temática do veto presidencial.

Passemos a analisar os itens.

I-ERRADO, pois o art. 66, §1º, da CRFB aduz que se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. Logo, a comunicação é ao Presidente do Senado Federal.

II-ERRADO, pois o art. 66, § 4º, da CRFB aduz que o veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores. 

III-CORRETO, pois o art. 66, § 5º, da CRFB aduz que se o veto não for mantido, será o projeto enviado, para promulgação, ao Presidente da República.

Verifica-se que apenas o item III está correto.

Gabarito da questão: letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA: C

I: ERRADO! Será comunicado ao Presidente do Senado (art. 66, §1º, CF)

II: ERRADO! Primeiro é preciso saber a diferença entre sessão conjunta e sessão unicameral. Na sessão conjunta, como ocorre na apreciação dos vetos (art. 66, §4º, CF), os votos são computados separadamente (e não igualitariamente, como diz o item), ou seja, maioria absoluta da Câmara = 257 deputados, e maioria absoluta do Senado = 41 senadores. Na sessão unicameral a votação é conjunta, ou seja, os votos de senadores e deputados são contados de forma igual; a atuação é como uma só casa (513 deputados + 81 senadores = 594 parlamentares, sendo a maioria absoluta 298 congressistas).

III: CERTO! (art. 66, §5º, CF)

Veto

- ato unilateral do PR por meio do qual ele manifesta a discordância com o projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo

- o PR, ao vetar um projeto de lei (prazo de 15 dias), deverá informar ao Presidente do Senado, dentro de 48 horas, os motivos do veto

- nesse caso, o veto deverá ser apreciado em sessão conjunta (é diferente de sessão unicameral) do CN, dentro de 30 dias a contar do seu recebimento. Se, dentro do prazo de 30 dias, não houver a deliberação do veto, este será colocado na ordem do dia da sessão imediata, retardando as demais deliberações do CN, até que ocorra a sua votação (art. 66, § 6º, CF)

- havendo rejeição do veto (por maioria absoluta dos deputados e senadores), o projeto será enviado ao PR. Ele terá um prazo de 48 horas para emitir o ato de promulgação

- caso não o faça nesse prazo, a competência para promulgar passará a ser do Presidente do Senado, que terá igual prazo para promulgar

- se o Presidente considerar que o projeto de lei é inconstitucional, estaremos diante do veto jurídico; por outro lado, se o Presidente entender que o projeto de lei é contrário ao interesse público, teremos um veto político

- o veto como ato político não pode ser questionado perante o judiciário

o projeto será enviado para promulgação "pelo" Presidente da República. Acho que esse termo em destaque torna a questão errada. Pois o projeto é enviado ao PR para promulgação (e não pelo PR).

Isso não é CF é RCCN.Na CF não diz nada sobre a contagem separada.

nenhuma alternativa dessa pergunta está correta, pois é encaminhado ao presidente da república e não PELO presidente da república.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo