São tipos de memória utilizadas nos computadores e classifi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q233384 Arquitetura de Computadores
São tipos de memória utilizadas nos computadores e classificadas como não-voláteis
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - ROM, EEPROM, Flash, PROM.

Para resolver essa questão, é necessário conhecer os tipos de memória de computador e se eles são voláteis ou não-voláteis. A memória volátil é aquela que requer energia para manter os dados armazenados. Quando a energia é desligada, os dados são perdidos. Já as memórias não-voláteis mantêm os dados mesmo sem energia.

As memórias ROM (Read-Only Memory), EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory), Flash e PROM (Programmable Read-Only Memory) são todas não-voláteis. Elas são utilizadas para armazenar firmware ou dados que não precisam ser alterados frequentemente.

  • ROM é uma memória apenas de leitura, pré-programada e não pode ser alterada ou apagada facilmente.
  • EEPROM pode ser apagada e reprogramada eletricamente, mas a ação de escrever é relativamente lenta.
  • Flash é uma memória não-volátil que pode ser eletronicamente apagada e reprogramada, sendo mais rápida do que uma EEPROM.
  • PROM é uma memória somente de leitura que pode ser programada pelo usuário, mas uma vez programada, não pode ser apagada ou reprogramada.

As demais alternativas contêm tipos de memória voláteis, tais como FPM (Fast Page Mode), DDR3 (Double Data Rate type three), EDO (Extended Data-Out), e DRAM (Dynamic Random-Access Memory), todos exemplos de memórias RAM que são voláteis e perdem seus dados quando a energia é desligada.

Portanto, a alternativa D é a única que lista exclusivamente memórias não-voláteis, que são utilizadas para reter dados permanentemente ou por longos períodos, mesmo sem energia.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Memórias não-voláteis -> são aquelas que retêm a informação armazenada quando a energia elétrica é desligada. Algumas dessas memórias são: memória secundária, fitas etc. Também estão classificadas como não-voláteis as memórias da família ROM, que também possuem a característica de não poderem ser alteradas por programas comuns. São elas:
ROM (Read Only Memory) - também chamada de "Mask ROM" -> O programa é inserido no interior dos elementos da pastilha durante o processo de fabricação (hardwired). Após a fabricação, a pastilha está completa e nada poderá alterar o valor de qualquer de seus bits.
PROM (Programmable Read Only Memory) -> Nela, como na Mask ROM, só é possível gravar os bits uma única vez, porém a gravação é feita em um momento posterior à fabricação. É realizada por um dispositivo especial.
EPROM (Erasable PROM) -> pode ser utilizada diversas vezes, porque os dados nela armazenados podem ser apagados ao se iluminar a pastilha com luz ultravioleta. Uma vez apagada, a pastilha pode ser reutilizada.
EEPROM (Electrically EPROM) -> a programação, o apagamento e a reprogramação são efetuados pelo processador, por softwares específicos.
Flash -> parecida com a EEPROM, mas não consegue realizar o apagamento a nível de byte como nas EEPROM.

Gabarito: D.

 

Memórias

 

Não voláteis

 

ROM

PROM

EPROM

EEPROM

Memória flash

 

Voláteis

 

RAM

SRAM

DRAM

Cache

Letra D

ROM (Read Only Memory): Memória Somente de Leitura. Não é volátil, isto é, a informação armazenada persiste mesmo na ausência de corrente elétrica. Utilizada para permitir a carga do sistema de computação. Ex: BIOS.


PROM (Programable ROM): programável, ou seja, o chip é produzido sem que exista informações armazenadas. O usuário com um equipamento adequado (PROM programmer ou PROM burner) é capaz de realizar gravação de valores.


EPROM (Erasable PROM): ROM programável e apagável que pode ter o conteúdo de suas células alterado quando iluminada com luz ultra-violeta.


EEPROM (Eletronic EPROM): ROM programável e apagável “eletricamente” a nível de bytes, ou seja, é possível alterar partes da memória.


Flash ROM: Similar a EEPROM porém com velocidade de alteração mais rápida. Não é capaz de realizar alterações a nível de bytes (o conteúdo deve ser alterado em blocos).

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo