No século XX, a Educação Física escolar sofreu, no Brasil, i...
No século XX, a Educação Física escolar sofreu, no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Assim, até o início da década de 70, a Educação Física sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica, de interesses militares e acompanhou as mudanças no próprio pensamento pedagógico. Inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país, num segundo período, final da década de 70, início da década de 80, surgem novas abordagens e tendências na Educação Física Escolar. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas (PCN). Nesse sentido, marque a alternativa que consta somente as abordagens a partir do segundo período da Educação Física no Brasil.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - Abordagens críticas / Abordagem construtivista / Abordagem psicomotora / Abordagem desenvolvimentista.
Vamos entender por que essa é a resposta certa e analisar as outras alternativas também.
No enunciado, é mencionado que a Educação Física no Brasil, desde a década de 70 até os anos 80, começou a incorporar novas abordagens devido a influências de diversas teorias psicológicas, sociológicas e filosóficas. Essas mudanças refletem a transição da Educação Física para um campo mais integrado às ciências humanas, visando não apenas o desenvolvimento físico, mas também o social e o psicológico dos alunos.
Justificativa da alternativa correta:
B - Abordagens críticas / Abordagem construtivista / Abordagem psicomotora / Abordagem desenvolvimentista
Essa alternativa é correta porque todas essas abordagens surgiram e se consolidaram a partir do final da década de 70. Essas abordagens refletem o movimento de integração das ciências humanas na Educação Física:
- Abordagens críticas: Focam na análise crítica da realidade social e educacional, buscando uma educação mais consciente e emancipatória.
- Abordagem construtivista: Baseada nas teorias de Piaget e Vygotsky, enfatiza a construção do conhecimento pelo aluno em interação com o meio.
- Abordagem psicomotora: Centra-se no desenvolvimento das habilidades motoras e na importância do movimento para o desenvolvimento integral.
- Abordagem desenvolvimentista: Enfatiza o desenvolvimento físico e motor das crianças, respeitando suas fases de crescimento.
Análise das alternativas incorretas:
A - Abordagem psicomotora / Abordagem construtivista / Abordagem pedagogicista / Abordagem desenvolvimentista
Essa alternativa está incorreta porque a Abordagem Pedagogicista não é uma abordagem que surgiu no segundo período mencionado (década de 70 e 80). Essa abordagem tem raízes mais antigas e não se encaixa no contexto das novas teorias que foram incorporadas na Educação Física nessa época.
C - Abordagens críticas / Abordagem psicomotora / Abordagem higienista / Abordagem competitivista
Essa alternativa está incorreta porque a Abordagem Higienista e a Abordagem Competitivista são características do primeiro período da Educação Física no Brasil, influenciadas pelo positivismo e pelos interesses militares e médicos, anteriores à década de 70.
D - Abordagem militarista / Abordagem construtivista / Abordagem desenvolvimentista / Abordagem pedagogicista
Essa alternativa está incorreta porque a Abordagem Militarista também pertence ao primeiro período, quando a Educação Física era fortemente influenciada por interesses militares, não correspondendo ao segundo período de novos paradigmas educacionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo