São fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricula...
I. Foco no desenvolvimento de competências. II. Compromisso com a educação integral. III. Reconhecimento da fragmentação disciplinar do conhecimento.
Quais estão corretos?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Apenas I e II.
Vamos entender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estrutura suas diretrizes pedagógicas:
O Item I menciona o foco no desenvolvimento de competências. Este é um dos pilares da BNCC, onde se busca garantir que os estudantes se desenvolvam de forma integral, sendo capazes de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Portanto, esse item está correto.
Em seguida, o Item II ressalta o compromisso com a educação integral. A BNCC impulsiona a visão de educação integral, considerando a formação dos estudantes em suas múltiplas dimensões - intelectual, física, emocional, social e cultural. Com isso, a educação deve ser vista de maneira holística, indo além da mera transmissão de conteúdos curriculares. Novamente, temos um item correto.
Por fim, o Item III menciona o reconhecimento da fragmentação disciplinar do conhecimento. Aqui precisamos fazer uma observação importante: a BNCC, na verdade, busca superar a fragmentação disciplinar através de uma abordagem mais integrada do conhecimento. A proposta é que as diferentes áreas de conhecimento dialoguem entre si, permitindo ao aluno construir saberes mais conectados com a realidade. Portanto, esse item é incorreto, pois contradiz a proposta integradora da BNCC.
Com essa explicação, reafirmamos que a alternativa B - Apenas I e II é a correta, pois apenas os itens I e II estão alinhados com os fundamentos pedagógicos propostos pela BNCC.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. Foco no desenvolvimento de competências. Certo.
II. Compromisso com a educação integral. Certo
III. Reconhecimento da fragmentação disciplinar do conhecimento. Errado.
A BNCC deseja super a fragmentação disciplinar.
Gabarito letra B.
Pedagogia Sintetizada no instagram:
https://instagram.com/pedagogia_sintetizada_br?igshid=ZWIzMWE5ZmU3Zg==
Jamais estará correta a questão que falar em FRAGMENTAR algo na educação.
mais dicas: @Portuguêscomállan
Foco no desenvolvimento de competências
O conceito de competência, adotado pela BNCC, marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da LDB, especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Artigos 32 e 35).
Além disso, desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção de seus currículos10. É esse também o enfoque adotado nas avaliações internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que coordena o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês)11, e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês), que instituiu o Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação para a América Latina (LLECE, na sigla em espanhol).
Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno
exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC.
O compromisso com a educação integral
A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado.
No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.
Nesse contexto, a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral13. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam
ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo