As teorias motivacionais foram desenvolvidas pautando-se em ...
Assinale a opção que se descreve aquela conhecida como teoria “Y”.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
- É avesso ao trabalho
- É carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação
- Precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades
- Não deseja assumir responsabilidades
- Trabalha para fins de sobrevivência
- Suas principais marcas são:
- Trabalhar é natural, como o lazer
- Todos são imaginativos, criativos e engenhosos
- Gosta de assumir responsabilidades
- A vida moderna é mais exigente
Ainda, segundo McGregor (1980, p53), nas condições da vida industrial moderna, as potencialidades intelectuais do ser humano são, em média, utilizadas apenas parcialmente.
Vamos examinar as outras opções:
B - incorreta. Essa opção descreve a Teoria da Equidade, que sugere que os indivíduos são motivados por um senso de equidade e justiça em seus relacionamentos de trabalho.
C - incorreta. Essa opção descreve a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, que argumenta que existem certos fatores no local de trabalho que causam satisfação no trabalho, enquanto um conjunto separado de fatores leva à insatisfação.
D - incorreta. Essa opção descreve a Teoria da Expectativa de Vroom, que afirma que a motivação é alta quando os trabalhadores acreditam que altos níveis de esforço levam a bons desempenhos no trabalho e, por sua vez, a recompensas valiosas.
GABARITO: E
Referências:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
McGREGOR, D. O lado humano da empresa. São Paulo: Martins Fontes, 1980
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Teoria X e a Teoria Y foram identificadas por Douglas McGregor. Os conceitos tinham o sentido de evidenciar como provavelmente ocorreria a influência de uma pessoa sobre a outra no dia a dia de trabalho.
Diz a Teoria X: “o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas”. Ora, se assim for, as organizações devem desenvolver práticas e procedimentos, processos de trabalho que considerem efetivamente esta realidade. Toda uma construção lógica comportamental, portanto de negociação, de intermediação e de argumentação, se dá em função daquilo que se acredita como verdadeiro.
A Teoria Y não diz que o trabalho é agradável para a maioria das pessoas. Ela diz: “o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
Ora, se o trabalho é desagradável para a maioria das pessoas, como diz a Teoria X, toda a lógica da organização vai se voltar ao desenvolvimento de processos que induzam as pessoas a produzirem.
Diferentes práticas vão resultar daí em diferentes comportamentos, diferentes formas de negociação que levem as pessoas à realização de suas tarefas.
Já para a Teoria Y o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis. Portanto, para os adeptos da Teoria Y o desafio é como criar condições favoráveis para que o trabalho seja realizado. Diferentes suposições sobre a natureza humana determinam comportamentos inteiramente distintos.
A Teoria X propugna por práticas organizacionais que induzam o indivíduo ao trabalho. Isto pode ser feito tanto por coação quanto por sedução, ambas em suas diferentes variantes.
Já a Teoria Y prefere desenvolver ambientes e processos de trabalho que propiciem a participação e o engajamento daqueles efetivamente envolvidos na resolução das tarefas e atividades.
GAB: E
Gabarito E
Teoria X e Y de McGregor
X — antiga e negativa, pois os seres humanos seriam preguiçosos, indolentes, sem ambição e iniciativa. O homem não gosta de trabalhar, sempre faz o menor esforço possível, buscando somente segurança. O administrador tende a ser mais rígido com horários, mais "controlador" e centralizador. Não delega responsabilidades.
Y — moderna e positiva, pois as pessoas são trabalhadoras, ambiciosas, com iniciativa e tomada de decisão, além de inovar. Há confiança nas pessoas, podendo um funcionário se "autogerenciar", sem necessidade de um controle rígido do superior.
A - Acredita que as necessidades que motivam os subordinados se baseiam em uma escala de graus hierárquicos, exigindo que as consideradas inferiores sejam satisfeitas antes das superiores.
- Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow
B - Interpreta que os subordinados avaliam permanentemente se as retribuições recebidas pelos seus esforços são compatíveis quando comparadas com a de seus pares.
- Teoria da equidade de Adams
C - Avalia que os fatores que levam à motivação são distintos daqueles que eliminam a insatisfação, criando a necessidade de serem tratados de forma individual.
- Teoria bifatorial de Herzberg
D - Verifica que a motivação de um funcionário está relacionada diretamente com a ideia de que seu esforço levará aos resultados, e que esses resultados trarão as recompensas esperadas.
- Teoria da expectativa de Vroom
E - Entende que os funcionários são ambiciosos e encaram o trabalho como algo natural, sendo importante o compartilhamento da tomada de decisões pela gerência para que se sintam motivados.
- Teoria X e Y de MCGregor
Amigos basta lembrar que o x ruim e o y é bom .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo