As teorias motivacionais foram desenvolvidas pautando-se em ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1993482 Administração Geral
As teorias motivacionais foram desenvolvidas pautando-se em diferentes interpretações sobre a natureza humana; por esse motivo, sofreram mudanças ao longo do tempo para se adaptarem às realidades de cada época.
Assinale a opção que se descreve aquela conhecida como teoria “Y”.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria X e Y. Dito isso, assinale a afirmativa correta sobre a teoria Y.
Teoria X e Y - Douglas McGregor
A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência às atividades mais mecanizadas.
Podemos sintetizar as suas principais características, isto é, o comportamento do trabalhador X, da seguinte forma:

  • É avesso ao trabalho
  • É carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação
  • Precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades
  • Não deseja assumir responsabilidades
  • Trabalha para fins de sobrevivência
Vale lembrar que as punições recaem, principalmente, na parte financeira, já que é ela que mais motiva o funcionário.

A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.

  • Suas principais marcas são:
  • Trabalhar é natural, como o lazer
  • Todos são imaginativos, criativos e engenhosos
  • Gosta de assumir responsabilidades
  • A vida moderna é mais exigente
Nota-se que são teorias que dependem, para a sua aplicação, do comportamento do indivíduo para sua correta aplicação.

Ainda, segundo McGregor (1980, p53), nas condições da vida industrial moderna, as potencialidades intelectuais do ser humano são, em média, utilizadas apenas parcialmente.
Sabendo disso, podemos concluir que a alternativa que remete à teoria Y corretamente é "E".

Vamos examinar as outras opções:
A - incorreta. Essa opção descreve a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, que sugere que as necessidades humanas estão dispostas em uma hierarquia, das mais básicas às mais complexas, e precisam ser satisfeitas em ordem.
B - incorreta. Essa opção descreve a Teoria da Equidade, que sugere que os indivíduos são motivados por um senso de equidade e justiça em seus relacionamentos de trabalho.
C - incorreta. Essa opção descreve a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, que argumenta que existem certos fatores no local de trabalho que causam satisfação no trabalho, enquanto um conjunto separado de fatores leva à insatisfação.
D - incorreta. Essa opção descreve a Teoria da Expectativa de Vroom, que afirma que a motivação é alta quando os trabalhadores acreditam que altos níveis de esforço levam a bons desempenhos no trabalho e, por sua vez, a recompensas valiosas.

GABARITO: E

Referências:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
McGREGOR, D. O lado humano da empresa. São Paulo: Martins Fontes, 1980

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Teoria X e a Teoria Y foram identificadas por Douglas McGregor. Os conceitos tinham o sentido de evidenciar como provavelmente ocorreria a influência de uma pessoa sobre a outra no dia a dia de trabalho.

Diz a Teoria X: “o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas”. Ora, se assim for, as organizações devem desenvolver práticas e procedimentos, processos de trabalho que considerem efetivamente esta realidade. Toda uma construção lógica comportamental, portanto de negociação, de intermediação e de argumentação, se dá em função daquilo que se acredita como verdadeiro.

A Teoria Y não diz que o trabalho é agradável para a maioria das pessoas. Ela diz: “o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”. 

Ora, se o trabalho é desagradável para a maioria das pessoas, como diz a Teoria X, toda a lógica da organização vai se voltar ao desenvolvimento de processos que induzam as pessoas a produzirem.

Diferentes práticas vão resultar daí em diferentes comportamentos, diferentes formas de negociação que levem as pessoas à realização de suas tarefas.

Já para a Teoria Y o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis. Portanto, para os adeptos da Teoria Y o desafio é como criar condições favoráveis para que o trabalho seja realizado. Diferentes suposições sobre a natureza humana determinam comportamentos inteiramente distintos.

A Teoria X propugna por práticas organizacionais que induzam o indivíduo ao trabalho. Isto pode ser feito tanto por coação quanto por sedução, ambas em suas diferentes variantes.

Já a Teoria Y prefere desenvolver ambientes e processos de trabalho que propiciem a participação e o engajamento daqueles efetivamente envolvidos na resolução das tarefas e atividades.

GAB: E

Gabarito E

Teoria X e Y de McGregor

X — antiga e negativa, pois os seres humanos seriam preguiçosos, indolentes, sem ambição e iniciativa. O homem não gosta de trabalhar, sempre faz o menor esforço possível, buscando somente segurança. O administrador tende a ser mais rígido com horários, mais "controlador" e centralizador. Não delega responsabilidades.

Y — moderna e positiva, pois as pessoas são trabalhadoras, ambiciosas, com iniciativa e tomada de decisão, além de inovar. Há confiança nas pessoas, podendo um funcionário se "autogerenciar", sem necessidade de um controle rígido do superior.

A - Acredita que as necessidades que motivam os subordinados se baseiam em uma escala de graus hierárquicos, exigindo que as consideradas inferiores sejam satisfeitas antes das superiores.

  • Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow

B - Interpreta que os subordinados avaliam permanentemente se as retribuições recebidas pelos seus esforços são compatíveis quando comparadas com a de seus pares.

  • Teoria da equidade de Adams

C - Avalia que os fatores que levam à motivação são distintos daqueles que eliminam a insatisfação, criando a necessidade de serem tratados de forma individual.

  • Teoria bifatorial de Herzberg

D - Verifica que a motivação de um funcionário está relacionada diretamente com a ideia de que seu esforço levará aos resultados, e que esses resultados trarão as recompensas esperadas.

  • Teoria da expectativa de Vroom

E - Entende que os funcionários são ambiciosos e encaram o trabalho como algo natural, sendo importante o compartilhamento da tomada de decisões pela gerência para que se sintam motivados.

  • Teoria X e Y de MCGregor

Amigos basta lembrar que o x ruim e o y é bom .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo