A gestão da qualidade nos serviços públicos passa por conce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465746 Administração Pública
A gestão da qualidade nos serviços públicos passa por conceitos de grandes estudiosos, tais como

I. Ishikawa, criador do Diagrama Causa e Efeito, do Círculo da Qualidade e do PDCA.

II. Juran, desenvolvedor da Trilogia de ênfase na qualidade: do projeto; de conformidade; do serviço de campo.

III. Deming, que introduziu a estatística no controle da qualidade com uso das técnicas de Shewhart.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolvermos à questão, precisamos relembrar que:

Kaoru Ishikawa é conhecido pela difusão dos círculos da qualidade e pelo Diagrama de Causa e Efeito ou “espinha de peixe".

Joseph Juran, juntamente com Deming, foi um dos introdutores de revolução da qualidade no Japão. Entre seus principais trabalhos, destaca-se a trilogia da qualidade: planejamento, controle e aperfeiçoamento.

William Edwards Deming, introdutor do movimento da qualidade no Japão, criou 14 princípios para o controle de qualidade.

Além disso, o Ciclo PDCA ou Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewart (seu criador) é uma ferramenta de melhoria contínua do Kaizen. O objetivo dessa ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas. As letras PDCA representam, respectivamente: Plan (planejar); Do (fazer); Check (verificar); e Act (agir de forma corretiva).

Em face do exposto, podemos afirmar que as alternativas II e III estão corretas e que a I está errada.


Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Porque Ishikawa não criou o PDCA. 

Não sei de onde a Fundação Carlos Chagas (Copia e Cola) considerou a assertiva II correta. O material que eu tenho aqui afirma outro conceito

Para ele, os custos da prevenção da qualidade e da avaliação da qualidade eram inevitáveis, pois a organização precisaria incorrer neles para garantir a qualidade. Por outro lado, ele destacava a existência de custos de qualidade evitáveis, que seriam de grande valia para a organização. Os custos evitáveis seriam os custos de falhas (internas e externas). Internamente, fatores como o retrabalho, desperdício e perdas de produtividade são custos da não qualidade. Externamente, fatores como a falta de competitividade de seus produtos e o comprometimento da imagem da organização também representam custos da não qualidade. Ao longo de sua vida, esse autor escreveu diversos livros sobre qualidade, onde se destacam os seguintes conceitos: • Noção deque o cliente (interno e externo) é quem “puxa” a produção na organização; • Proposição da trilogia da qualidade: o Planejamento da qualidade - através do estabelecimento de objetivos e planos de ação. o Controle da qualidade - comparação entre o desempenho operacional real e o que foi planejado. 

II. Correta -  No entanto, qualidade também pode caracterizar a existência mínima ou ausência de falhas e deficiências e, portanto, menores custos. Juran também classifica qualidade nas seguintes categorias:


Qualidade do Projeto:

Pesquisa de mercado Concepção do produto Especificações do projeto

Qualidade de conformidade:

Tecnologia Potencial humano Gerenciamento

Serviço de campo:

Pontualidade Competência Integridade

III. Correta - Durante seu trabalho no Departamento de Agricultura, Deming conheceu Walter A. Shewhart. Deming se inspirou muito no trabalho de Shewhart, considerado o pai do CEP (Controle Estatístico do Processo) As ideias dele tiveram grande influência na teoria da administração de Deming.

Pra mim a Triologia de Juran era o Planejamento, o Controle e a Melhoria da Qualidade....vai saber de onde a FCC tirou isso... >(

PDCA é de Deming/Shewhart

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo