O poder de polícia se baseia numa relação

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1394252 Direito Administrativo
O poder de polícia se baseia numa relação
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O poder de polícia tem como importante característica o fato de ser voltado para incidir sobre todos os particulares, indistintamente, bastando, para tanto, que o indivíduo pretenda praticar a atividade ou exercer o direito disciplinado pelo Estado através de tal poder administrativo. Assim ocorrendo, a pessoa estará submetida ao respectivo poder de polícia, devendo observar as regras daí decorrentes, sob pena de sanções.

Esta premissa, segundo a qual tal poder administrativo recai sobre todos os particulares é o que se chama de supremacia geral da Administração, como se pode ver da doutrina de Rafael Oliveira:

"O exercício do poder de polícia tem por destinatários todos os particulares que se submetem à autoridade estatal. Trata-se da denominada 'supremacia geral' do Estado sobre os respectivos administrados."

Trata-se de relevante traço distintivo entre o poder de polícia e o poder disciplinar, porquanto, neste último, a Administração somente pode aplicar sanções em relação a pessoas que com ela possuam vínculos jurídicos específicos, as quais, portanto, encontram-se submetidas à supremacia especial administrativa.

Do acima exposto, e em exame das opções lançadas pela Banca, não podem restar dúvidas de que a única correta encontra-se na letra B.


Gabarito do professor: B

Referências Bibliográficas:

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017, p. 267.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab B

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(Q1223059 CESPE)

"O poder de polícia é uma prerrogativa conferida aos agentes da administração de impor restrições, em determinadas circunstâncias, aos direitos dos administrados." CERTO

DIREITOS DOS ADMINISTRADOS Refere-se ao direito dos particulares

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Falou algo relacionado

I)Restringir/limitar/condicionar

II)(BAD)BensAtividades e Direitos dos particulares

III)Em prol do interesse público/ visando o interesse coletivo."

SERÁ poder de polícia.

Hely Lopes Meirelles

Supremacia geral: Nas situações de regulação da iniciativa privada, a Administração Pública aplica sanções administrativas de polícia, com a finalidade de assegurar o interesse geral da coletividade. Decorre do poder de polícia.

Supremacia especial: Para a regulação do setor público, a Administração aplica sanções disciplinares, com o objetivo de garantir a normalidade e eficiência dos serviços públicos. Decorre do poder disciplinar.

"Quem acredita sempre alcança".(Renato russo)

Bons estudos!

G: B

Esta divisão é proporcionada pelo professor Hely Lopes Meirelles.

supremacia geral, o Estado exerce uma atividade regulatória intensa sobre o particular que se insere no poder público, seja como servidor público ou como fornecedor de bens ou serviços ao Estado, pois nesse caso há necessidade de assegurar a normalidade e eficiência do serviço público.

que questão interessante

Supremacia geral: decorre do poder controlador que a administração pública tem sob os particulares. Poder de polícia.

Supremacia especial: decorre da possibilidade que a administração pública detém de aplicar sanções aos seus servidores ou particulares vinculados à estrutura da administração. Poder disciplinar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo