A política é uma das áreas em que as semelhanças de comport...
A política é uma das áreas em que as semelhanças de comportamento entre o homem e os macacos são mais evidentes. Nossa linguagem corporal é basicamente a mesma dos macacos – e os políticos expressam essa verdade como poucas categorias. Isso é flagrante no jeito como eles inflam o peito e empostam a voz para falar em público. Também não é à toa que muitos políticos revelam a obsessão de nunca parecerem pequenos. O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi é um sujeito baixo e, por isso, não dispensava um banquinho nas ocasiões em que precisava ser fotografado ao lado de outros líderes. Isso vem de nossa raiz primata. Para ser poderoso e intimidante, é preciso parecer poderoso e intimidante...
DE WAAL, Frans. A moral é animal. Veja, São Paulo, ed. 2022, n. 33, p. 9-13, 22 ago. 2007. Entrevista a Marcelo Marthe.
Com base no texto apresentado, acerca da postura em apresentações em público, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
A alternativa correta é a D: Comprometimento com conteúdo a ser abordado, ensaios e apresentação bem estruturada são três práticas que evitam a instabilidade psicológica na ação de falar em público.
Vamos analisar por que essa é a alternativa correta e por que as demais estão incorretas, abordando todos os aspectos relevantes da questão e os conhecimentos necessários para sua resolução.
Alternativa A: A postura e a modulação da voz não têm qualquer relação.
Essa alternativa está incorreta porque a postura e a modulação da voz estão intimamente relacionadas. Uma postura correta pode ajudar a projetar a voz de maneira mais eficaz e a transmitir confiança. A boa modulação da voz também pode ser afetada pela maneira como nos posicionamos fisicamente. Portanto, há uma relação significativa entre esses fatores.
Alternativa B: Fatores psicológicos e contextos externos não devem influenciar nas apresentações em público. Dessa forma, o palestrante deve evitar qualquer conversa na hora anterior à exposição.
Essa alternativa está incorreta porque fatores psicológicos e contextos externos podem influenciar sim as apresentações em público. Conversar antes de uma apresentação pode ajudar a aliviar a tensão e a ansiedade, contribuindo para uma performance mais natural e confiante. Ignorar esses fatores pode levar a uma apresentação menos eficaz.
Alternativa C: A autoimagem não influencia na postura ao se falar em público, pois, em exposições e palestras, o que importa é a visão do outro.
Essa alternativa está incorreta porque a autoimagem de uma pessoa influencia diretamente na sua postura ao falar em público. Alguém com uma boa autoimagem tende a se portar de maneira mais confiante e assertiva, o que pode impactar positivamente a percepção do público. A visão do outro é importante, mas a autoimagem é fundamental para moldar a postura.
Alternativa D: Comprometimento com conteúdo a ser abordado, ensaios e apresentação bem estruturada são três práticas que evitam a instabilidade psicológica na ação de falar em público.
Essa é a alternativa correta, pois aborda as práticas essenciais para uma apresentação eficaz. O comprometimento com o conteúdo garante que o palestrante tenha domínio sobre o tema. Ensaiar ajuda a familiarizar-se com o material e a reduzir a ansiedade. Uma apresentação bem estruturada proporciona uma linha de raciocínio clara, facilitando a comunicação com o público e evitando a instabilidade psicológica.
Alternativa E: O expositor não deve, em nenhuma circunstância, fugir do roteiro da própria apresentação.
Essa alternativa está incorreta porque, embora seja importante seguir o roteiro, a flexibilidade é necessária para adaptar-se a situações imprevistas e para manter a interação com o público. Fugir do roteiro pode ser necessário para responder perguntas ou abordar pontos que surgem durante a apresentação, garantindo uma comunicação mais eficaz e engajadora.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra D
Erros:
A) A postura e a modulação da voz não têm qualquer relação.
B) Fatores psicológicos e contextos externos não devem influenciar nas apresentações em público. Dessa forma, o palestrante deve evitar qualquer conversa na hora anterior à exposição.
Precisa-se estar atualizado do contexo geral.
C) A autoimagem não influencia na postura ao se falar em público, pois, em exposições e palestras, o que importa é a visão do outro.
Claro que influencia, precisa-se sentir bem consigo para apresentar algo com autoridade em público.
D) O expositor não deve, em nenhuma circunstância, fugir do roteiro da própria apresentação.
Impossível. E se alguém faz um pergunta, não vai sair do roteiro pra responder?. Em muitas palestras se faz necessário sair do roteiro, pois em cada lugar que ocorre uma apresentação acontece algo variável.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo