Julgue o próximo item, relativo à contabilidade de custos e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q893365 Administração Financeira e Orçamentária

Julgue o próximo item, relativo à contabilidade de custos e aos sistemas de informação de custos na administração pública.


A Lei de Responsabilidade Fiscal avançou em relação à Lei n.º 4.320/1964, ao determinar que a implantação de um sistema de custos permita a avaliação dos resultados e do desempenho da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, e não somente a determinação do custo dos serviços prestados pelo Estado.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Bom, acho que a melhor forma de comentar essa questão é lhe mostrar o que a Lei 4.320/64 e a LRF dizem. Aí você constata se houve essa evolução ou não.

Vamos lá. Primeiro na Lei 4.320/64:

Art. 85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais,o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.

Art. 99. Os serviços públicos industriais, ainda que não organizados como empresa pública ou autárquica, manterão contabilidade especial para determinação dos custos, ingressos e resultados, sem prejuízo da escrituração patrimonial e financeira comum.


Você encontrou algo sobre “determinação do custo dos serviços prestados pelo Estado".

Mas você encontrou algo sobre “sistema de custos permita a avaliação dos resultados e do desempenho da gestão orçamentária, financeira e patrimonial"? Não, né?

Porque isso só veio com a LRF. Olha só como isso está em diversos dispositivos desta Lei Complementar (especialmente o artigo 50, § 3º):

Art. 4º A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art. 165 da Constituição e:

I - disporá também sobre:

e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos;

Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

§ 3º A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que se refere a:

§ 1º Os Tribunais de Contas alertarão os Poderes ou órgãos referidos no art. 20 quando constatarem:

V - fatos que comprometam os 
custos ou os resultados dos programas ou indícios de irregularidades na gestão orçamentária.

Portanto, sim: com toda certeza, a LRF avançou nesse sentido em relação à Lei 4.320/64.

Gabarito do professor: Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo

 

LRF:

 Art. 4o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art. 165 da Constituição e:

        I - disporá também sobre:

        a) equilíbrio entre receitas e despesas;

        b) critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas na alínea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do § 1o do art. 31;

        e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos;

       -----------------------------------------------------------------------------------------------------

Da Escrituração e Consolidação das Contas

        Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

        § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seção VI

Da Fiscalização da Gestão Fiscal

        Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que se refere a:

 § 1o Os Tribunais de Contas alertarão os Poderes ou órgãos referidos no art. 20 quando constatarem:

 V - fatos que comprometam os custos ou os resultados dos programas ou indícios de irregularidades na gestão orçamentária.

 

CERTO

 

Sistemas de Custos:

 

Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

- O Poder Executivo da União promoverá, até o dia 30 de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público. Para isso, os estados e os municípios encaminharão suas contas ao Poder Executivo da União nos seguintes prazos: os municípios, com cópia para o Poder Executivo do respectivo Estado, até 30 de abril; e os Estados, até 31 de maio.

 

Fonte: Resumo MPU Técnico. Estratégia Concursos.

"A LRF foi um divisor na história das finanças públicas no Brasil e em termos de responsabilidade na gestão de recursos públicos, tornando-se uma especie de código a orientar a conduta do administradores, impondo-lhes, de um lado, regras e limites e exigindo prestação de contas, e de outro, abrindo espaço para responsabilização e aplicação de sanções." PALUDO, 2018

"A LRF foi um divisor na história das finanças públicas no Brasil e em termos de responsabilidade na gestão de recursos públicos, tornando-se uma especie de código a orientar a conduta do administradores, impondo-lhes, de um lado, regras e limites e exigindo prestação de contas, e de outro, abrindo espaço para responsabilização e aplicação de sanções." PALUDO, 2018

A Lei 4.320/64 determinou que os serviços de contabilidade devem permitir a determinação dos custos dos serviços industriais:

Lei 4.320/64 Art. 85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.

Já a Lei de Responsabilidade Fiscal determinou a manutenção de um sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial:

LRF - Art. 50 - § 3º A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo