Segundo o Código de Ética Odontológico, o profissional come...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Vamos entender o tema da questão e justificar cada alternativa.
O tema central é sobre as infrações éticas previstas no Código de Ética Odontológico. Para resolver a questão, é necessário conhecer os princípios éticos que regem a conduta dos profissionais de odontologia, especialmente em relação ao atendimento ao paciente.
A alternativa A está correta. O Código de Ética Odontológico estabelece que é infração ética deixar de atender um paciente em caso de urgência quando não há outro cirurgião-dentista disponível para realizar o atendimento. Essa norma existe para garantir que, em situações emergenciais, o paciente não seja desamparado e possa receber os cuidados necessários para evitar complicações ou riscos à sua saúde.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
B - A alternativa B está incorreta. Fornecer atestados que correspondem a fatos verídicos e dos quais o profissional tenha participado não constitui infração ética. Na verdade, é um dever do cirurgião-dentista fornecer documentos que reflitam a verdade dos fatos, contribuindo para a ética e a transparência profissional.
C - A alternativa C também está incorreta. Tratar menores com a autorização de seus responsáveis ou representantes legais é uma prática correta e necessária, de acordo com as normas éticas. A autorização é fundamental para garantir que os responsáveis legais estejam cientes e de acordo com os procedimentos que serão realizados.
D - A alternativa D está incorreta. Agir de acordo com os propósitos, os riscos, os custos e as alternativas do tratamento é uma conduta ética e esperada dos profissionais de odontologia. Informar o paciente sobre todos esses aspectos é essencial para o consentimento informado, um dos pilares da relação ética entre cirurgião-dentista e paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 11 do CEO
VII - deixar de atender paciente que procure cuidados profissionais
em caso de urgência, quando não haja outro cirurgião-dentista
em condições de fazê-lo;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo