Um dos principais modelos de liderança organizacional é apr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q914815 Administração Geral
Um dos principais modelos de liderança organizacional é apresentado pela teoria situacional de Hersey e Ken Blanchard, que preconiza a ideia de que os líderes devem ajustar suas características de acordo com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D
 

Para estes autores, o estilo de liderança a utilizar está muito dependente da maturidade da pessoa ou grupo que está a liderar. Por isso, dividem a maturidade em 4 níveis diferentes:

M1 – As pessoas com este nível de maturidade estão no nível mais baixo da escala, faltando-lhes conhecimento, competências ou confiança para trabalharem sozinhas, e precisam, frequentemente, de ser "empurrados" para continuarem a tarefa.

M2 – As pessoas podem querer trabalhar na tarefa mas ainda não têm as competências para a realizarem com sucesso. No entanto, já podem ser questionados e podem procurar, elas mesmo, as respostas.

M3 – Aqui as pessoas estão preparadas e querem ajudar nas tarefas. Já possuem mais competências que o grupo anterior mas ainda não se sentem confiantes nas suas capacidades. As pessoas já são encorajadas a apresentarem as suas próprias ideias.

M4 – As pessoas estão aptas a trabalharem sozinhas. Têm elevada confiança, competências fortes, e estão comprometidas com a tarefa. Recebem muitas vezes os seus projectos e lideram as suas próprias equipas.

Fonte: https://www.portal-gestao.com/artigos/7001-o-modelo-hersey-blanchard-como-liderar-eficazmente-os-seus-colaboradores.html
 

Liderança situacional é um modelo de administração ideal para os momentos de crise. Por meio dele, as dificuldades são minimizadas e os objetivos da corporação alcançados. O gestor com esse perfil delega as tarefas aos colaboradores de acordo com as aptidões ou deficiências que eles possuem, por isso, precisam estar atentos aos pontos fortes e fracos dos funcionários. De acordo com a Teoria da Liderança Situacional de Paul Hersey e Kenneth Blanchard, é de acordo com essa relação entre chefes e subordinados que se torna possível classificar a maturidade dos trabalhadores

 

https://www.sbcoaching.com.br/blog/lideranca-e-coaching/lideranca-situacional-teoria-hersey-blanchard/

Gabarito: D

Paul Hersey e Ken Blanchard apresentaram uma teoria sobre a liderança onde sugeriram que o mais importante era adaptar o estilo de liderança de cada um à situação em causa. Ou seja, a teoria da Liderança Situacional afirma que em vez de se utilizar apenas um estilo de liderança, os líderes de sucesso devem mudar os estilos de liderança, tendo em conta a maturidade das pessoas que lideram e os detalhes da tarefa em causa.

Fonte: Meus resumos

De uma forma mais simples, no modelo de liderança situacional, é onde o líder se adapta e entende que cada subordinado tem o seu tempo de aprendizagem. Logo, os líderes devem ajustar suas características de acordo com a maturidade dos subordinados.

# CURVA DA MATURIDADE (DO LIDERADO)

M1- BAIXA: funcionários incapazes, não desejam assumir responsabilidades. GERENTE DEDICADO: determina o que fazer.

M2 - MÉDIA BAIXA : funcionários incapazes, dispostos, motivados. GERENTE INTEGRADO: irá persuadir.

M3- MÉDIA ALTA: funcionários capazes, mas indispostos a fazer. GERENTE RELACIONADO: compartilhará as decisões.

M4 - ALTA: funcionários capazes e motivados. O LÍDER IRÁ DELEGAR

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo