Segundo SILVA, a crítica de Freire ao currículo existente e...
Segundo SILVA, a crítica de Freire ao currículo existente está sintetizada no conceito de “educação bancária”. Em relação às suas características, analisar os itens abaixo:
I. Expressa uma visão epistemológica que concebe o conhecimento como sendo constituído de informações de fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o aluno.
II. Nessa concepção o conhecimento é algo que existe fora e independentemente das pessoas envolvidas no ato pedagógico.
III. O ato de conhecer não é um ato isolado. Conhecer envolve intercomunicação, intersubjetividade. Essa intercomunicação é mediada pelos objetos a serem conhecidos.
Estão CORRETOS:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - Somente os itens I e II.
O conceito de “educação bancária” foi desenvolvido por Paulo Freire para criticar um modelo de ensino em que o educador deposita conhecimentos nos educandos de maneira unilateral. Segundo essa crítica, os alunos são vistos como recipientes passivos a serem preenchidos com informações, não como participantes ativos no processo de aprendizagem.
Agora, vamos justificar por que os itens I e II estão corretos:
O item I está correto pois descreve o cerne da crítica de Freire à educação bancária. Essa visão epistemológica concebe o conhecimento como algo estático, que pode ser transferido de uma pessoa para outra sem alteração—como uma transação bancária. O professor é o detentor do conhecimento e o aluno é apenas o receptor dessas informações, reduzindo o processo de conhecimento a um ato de transferência e memorização, sem a necessária construção por parte do aluno.
O item II complementa essa ideia ao afirmar que, nesta concepção, o conhecimento existe fora e independentemente das pessoas envolvidas no processo educativo. Isso significa que o conhecimento é considerado um produto acabado, não algo que se constrói e se reconstrói na interação entre os sujeitos e a realidade.
Por outro lado, o item III não está correto. Ele contradiz a própria definição de educação bancária ao mencionar intercomunicação e intersubjetividade, que são elementos ausentes nessa concepção de educação. Conhecer, dentro de uma perspectiva freireana e crítica, envolve de fato a interação entre sujeitos e objetos de conhecimento, o que a educação bancária não contempla, por se basear em uma transmissão unilateral de informações.
Portanto, a resposta correta é a Alternativa A, que reconhece apenas os itens I e II como descrições adequadas do conceito de educação bancária segundo Paulo Freire.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO A
A questão quer caracteristicas da "Educação Bancaria"
A educação bancária expressa uma visão epistemológica que concebe o conhecimento como sendo construído de informações e de fatos a serem simplismente transferidos do professor para o aluno. O conhecimento se confunde com um ato de depósito – bancário. Nessa concepção, o conhecimento é algo que existe fora e independentemente das pessoas envolvidas no ato pedagógico. [...] (SILVA, 2011, p. 59)
Questão que ajuda a entender:
Paulo Freire afirma que, no processo de ensinar e aprender, o ato de conhecer não é um ato isolado ou individual. Conhecer envolve intercomunicação, intersubjetividade. Essa intercomunicação é mediada pelos objetos a serem conhecidos. Afirma, ainda, que é através dessa intercomunicação que os homens mutuamente se educam, intermediados pelo mundo cognoscível. Podemos afirmar sobre esta análise que;Escolha uma:
a. Expressa uma visão bancária, epistemológica que concebe o conhecimento como sendo constituído de informações e de fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o aluno.
b. Apenas parte das afirmações de Freire está correta
c. É falsa, pois como concebem os pós estruturalistas recentes, o conhecimento é estreitamente relacionado com suas formas de representação no texto e no discurso.
d. É verdadeira, pois é justamente essa intersubjetividade do conhecimento que concebe o ato pedagógico como um ato dialógico.
e. As alternativas A e D estão corretas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo